Casual

Uefa se rebela e pede fim do reinado de Blatter na Fifa

Assim, ficam comprometidos os planos de reeleição do dirigente de 78 anos, que está disposto a tentar mais um mandato no ano que vem


	Joseph Blatter: dirigentes europeus deixaram claro que presidência da Fifa não poderia continuar nas mãos do suíço
 (Nelson Almeida/AFP)

Joseph Blatter: dirigentes europeus deixaram claro que presidência da Fifa não poderia continuar nas mãos do suíço (Nelson Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 16h33.

São Paulo - Em uma rebelião poucas vezes vista na Fifa, a Europa pede o "fim do reinado" do suíço Joseph Blatter na presidência da entidade e o acusa de estar "minando a reputação do futebol".

Assim, ficam comprometidos os planos de reeleição do dirigente de 78 anos, que está disposto a tentar mais um mandato no ano que vem.

Durante uma reunião da Uefa com Blatter, nesta terça-feira, em São Paulo, dirigentes europeus deixaram claro que a presidência da Fifa não poderia continuar nas mãos do suíço, que desde 1976 está na entidade - como presidente, ele assumiu em 1998, substituindo o brasileiro João Havelange.

Para Lennart Johansson, ex-presidente da Uefa, chegou o momento de Blatter deixar o cargo. Durante a reunião desta terça-feira, os cartolas europeus fizeram o alerta de que ele não terá apoio da Europa e que a reputação da Fifa estava ameaçada por conta de sua gestão.

"Não pode ser que sempre é o futebol que é assolado por casos de corrupção", disse David Gill, dirigente inglês. "Blatter precisa sair", completou.

Na reunião, quem se levantou contra Blatter foi o presidente da Federação Holandesa de Futebol, Michael Van Praag. "A Fifa vai entrar em colapso se ele continuar", disse o dirigente holandês.

"Uma reforma da Fifa somente pode ser feita se ele sair. Blatter não é levado a sério e isso não é bom nem para a Fifa e nem para o futebol mundial. Ele não pode mais continuar a reinar."

Após o discurso do holandês, Blatter não escondeu sua irritação. "Não vou me demitir hoje", respondeu o suíço, que busca apoio para tentar mais um mandato.

Enquanto isso, os europeus aguardam a decisão de Michel Platini, atual presidente da Uefa, sobre uma eventual candidatura à Fifa. "Eu só vou tomar uma decisão em setembro", já disse o ex-jogador francês.

Acompanhe tudo sobre:EsportesFifaFutebolJoseph Blatter

Mais de Casual

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028