Casual

Vencedor do Nobel, poeta sueco morre aos 83 anos

Tomas Transtromer ficou conhecido por uma obra relativamente curta de poesia surreal e lírica


	Tomas Tranströmer, poeta sueco ganhador do Nobel de Literatura em 2011: Transtromer ficou conhecido por uma obra relativamente curta de poesia surreal e lírica
 (Divulgação/Site oficial)

Tomas Tranströmer, poeta sueco ganhador do Nobel de Literatura em 2011: Transtromer ficou conhecido por uma obra relativamente curta de poesia surreal e lírica (Divulgação/Site oficial)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2015 às 14h43.

Estocolmo - O poeta sueco Tomas Transtromer, vencedor do prêmio Nobel de Literatura, morreu em decorrência de um derrame aos 83 anos, informaram nesta sexta-feira membros da Academia Sueca que concede a honraria.

Transtromer ficou conhecido por uma obra relativamente curta de poesia surreal e lírica. A concessão do Nobel em 2011 agradou muitos de seus conterrâneos, que não tinham um premiado desde 1974.

“Sim, é verdade. Falei com sua esposa. Estou bastante abalado”, disse Kjell Espmark, membro da Academia e amigo do poeta durante 60 anos, à Reuters. Outro membro, Per Wastberg, afirmou que Transtromer morreu em um hospital de Estocolmo no final da quinta-feira.

Um derrame anterior de 1990 o havia deixado parcialmente paralizado e dificultava sua fala.

Ele foi um favorito ao prêmio entre os apostadores durante muito tempo até conquistar o Nobel, para o qual foi indicado todos os anos a partir de 1993.

Em seu comunicado, a Academia Sueca declarou lhe ter concedido a honraria “porque, através de suas imagens condensadas e translúcidas, ele nos concede um novo acesso à realidade”.

Acompanhe tudo sobre:EuropaLiteraturaNobelPaíses ricosPrêmio NobelSuécia

Mais de Casual

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores

Setor de cruzeiros em alta: 44 novos navios serão lançados até 2028

Entre o luxo e o legado: as primeiras novidades do ano em relojoaria da LVMH