Casual

Vinicius de Moraes, centenário em 2013, ganha homenagem

A Sala Berlanga de Madri, na Espanha, acolherá durante dois dias atividades comemorativas que revisarão a obra do compositor


	Vinicius de Moraes: segundo um dos músicos que participarão da homenagem, Vinicius conseguiu transformar de forma despretensiosa a música brasileira
 (Ricardo Alfieri/Wikimedia Commons)

Vinicius de Moraes: segundo um dos músicos que participarão da homenagem, Vinicius conseguiu transformar de forma despretensiosa a música brasileira (Ricardo Alfieri/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 07h52.

Madri - Faltam poucos dias para acabar o ano, e o novo será de comemoração do centenário do nascimento de uma das figuras mais relevantes da cultura brasileira, Vinicius de Moraes, um divisor de águas para a música popular brasileira.

"Ele conseguiu unir as pessoas e os jovens compositores em meados dos anos 1950 e transformar de forma despretensiosa a música brasileira", destacou o também compositor Jayme Marques, em entrevista à Agência Efe.

Marques será um dos participantes das celebrações que promoveram em Madri a Fundação Autor da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) e a Embaixada do Brasil - Fundação Cultural Hispanobrasileira, para celebrar as diversas facetas de Vinicius.

"Apadrinhou tudo que veio depois da Bossa Nova", acrescentou Marques, para quem o compositor brasileiro mudou o que era uma música minoritária e elitista, e a expandiu para além das fronteiras do país, para servir de influência a outros gêneros e públicos.

A Sala Berlanga de Madri acolherá durante dois dias, com entrada franca, atividades comemorativas que revisarão a obra de Moraes.

Amanhã será exibido o documentário "Vinicius - O filme", de Miguel Faria Jr., e um debate moderado pelo espanhol Antonio Onetti, presidente da Fundação Autor, do qual participarão Marques, os jornalistas espanhóis Rodolfo Poveda e Carlos Galiléia, além do escritor espanhol Antonio Maura, sócio-correspondente da Academia Brasileira das Letras.

A cerimônia será na quarta-feira, quando a partir das 20h (locais), Marques homenageará a figura de Vinicius de Moraes interpretando suas canções em uma apresentação acústica. 

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEspanhaEuropaIndústria da músicaMortesMúsicaPiigs

Mais de Casual

O único restaurante japonês a ter 2 estrelas Michelin em São Paulo volta com tudo

Quanto custa viajar para Santiago, no Chile?

Dia Mundial do Bartender celebra profissionais como os artistas da mixologia

Montblanc lança primeira coleção de couro do ano com três novas cores