Xadrez: Baleia da Faria Lima vira ponto de encontro para amantes do esporte. (Redes Sociais/Reprodução)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 25 de fevereiro de 2025 às 16h19.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2025 às 16h21.
No coração financeiro do Brasil, na icônica Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde decisões estratégicas moldam o futuro das grandes corporações, o xadrez ganha destaque como uma atividade que exige tanta estratégia quanto o mercado financeiro. O Teatro B32, localizado no largo da Baleia, resolveu unir o ambiente de negócios com a arte do jogo de xadrez, oferecendo aos paulistanos uma pausa revigorante no meio do dia. Quem diria que, entre reuniões e negociações, o tabuleiro poderia se tornar um espaço de aprendizado e diversão?
A iniciativa começou em 12 de setembro de 2024 e, desde então, o Haus Café, no B32, tem sido o ponto de encontro para os amantes do xadrez. O espaço oferece jogos de xadrez disponíveis para quem quiser jogar de maneira livre, bastando pedir o jogo e montar as peças nas mesas instaladas ali. Porém, o grande diferencial do projeto está nas aulas gratuitas, oferecidas duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 12h30 às 13h30, com o professor Guilherme Granda.
Ele explica que essas sessões são ideais tanto para iniciantes quanto para aqueles que já sabem jogar e buscam aprimorar suas habilidades ou tirar dúvidas sobre as regras. "Muitas vezes, as pessoas já estão jogando e se divertindo, mas surgem dúvidas sobre alguma regra, e estou lá para ajudar, como um árbitro das partidas", diz.
Thiago Presbiteris, diretor executivo do Teatro B32, explica que a iniciativa partiu do próprio teatro, justamente por já ter uma vocação para descanso, lazer e descontração, especialmente na hora do almoço.
Para quem está começando do zero, o curso oferece uma introdução ao jogo, enquanto os mais experientes podem aproveitar o momento para aprimorar suas táticas e conhecer outras pessoas com o mesmo interesse. Além disso, as aulas são realizadas no horário de almoço, o que facilita para aqueles que estão no centro financeiro da cidade e buscam uma pausa produtiva durante a jornada de trabalho.
Desde o começo da iniciativa, o Teatro B32 foi se acostumando a essa nova tradição de pausas estratégicas. O largo foi ficando cada vez mais movimentado, com o público rotativo, sendo especialmente cheio no horário do almoço. Isso demonstra que, além de ser uma ótima forma de estimular o cérebro, o xadrez também serve para integrar pessoas de diferentes áreas e fomentar um ambiente de interação entre profissionais e entusiastas do jogo.
Serviço: Xadrez na Baleia. Praça do B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Funciona todos os dias, mas terças e quintas tem um professor para auxiliar, das 12h30 às 13h30.