Ciência

Após Katy Perry, Blue Origin anuncia nova tripulação para 32º voo espacial

Voo tripulado da empresa de Jeff Bezos terá 11 minutos de duração e contará com o primeiro neozelandês no espaço

 (Blue Origin/Divulgação)

(Blue Origin/Divulgação)

Estela Marconi
Estela Marconi

Freelancer

Publicado em 23 de maio de 2025 às 12h33.

A empresa espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, anunciou os nomes dos seis passageiros que farão uma viagem suborbital pelo espaço com duração prevista de 11 minutos. O voo será o 32º tripulado da companhia.

Conheça os 'astronautas' que integrarão a missão:

  • Mark Rocket, da Nova Zelândia, CEO da Kea Aerospace, empresa fabricante de aeronaves não tripuladas para coleta de dados na estratosfera. Rocket é o primeiro neozelandês a viajar ao espaço e mudou seu nome em homenagem à paixão pelo universo espacial.
  • Jesse Williams, do Canadá, CEO da Car History Group, que oferece histórico de veículos para compradores. É empreendedor desde os 15 anos e fundador de várias empresas, como eDirect, WuYi Tea e Dazzle White.
  • Paul Jeris, dos Estados Unidos, empresário do setor imobiliário e filho de um engenheiro da NASA. Já visitou mais de 149 países e cresceu assistindo aos lançamentos das missões Apollo e Viking.
  • Amette Medina Jorge, norte-americana e professora de ciências no Texas, com experiência em mais de 60 experimentos em gravidade zero e vencedora do Prêmio Trailblazing STEM Educator.
  • Jamie Alemán, ex-embaixador do Panamá nos EUA e advogado. Visitou todos os 193 países reconhecidos pela ONU e os polos Norte e Sul, sendo a primeira pessoa com essa experiência a ir ao espaço.
  • Gretchen Green, médica radiologista norte-americana e membro do conselho da US Space & Rocket Center Foundation. Participou quatro vezes do Space Camp e fundou The Expert Resource, conectando médicos especialistas a advogados.
No voo anterior da Blue Origin, estiveram a cantora Katy Perry, a engenheira aeroespacial da NASA Aisha Bowe, a produtora Kerianne Flynn, a ativista Amanda Nguyen, além das jornalistas Gayle King e Lauren Sánchez.

A data do lançamento da missão ainda não foi divulgada pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:Espaçojeff-bezosBlue Origin

Mais de Ciência

Lobo-terrível: cientista revela ser impossível recriar espécie extinta; entenda

Cientistas descobrem novas técnicas de rejuvenescimento humano — e anfíbios são os grandes 'heróis'

China aprova padrão para sistema operacional em satélites baseado no OpenHarmony

Como a dor de dente pode ter sido arma de sobrevivência de peixes há 500 milhões de anos