Ciência

Atividade humana ameaça suprimento de comida, água e energia, diz ONU

Poluição, mudança climática e desmatamentos para liberar terras para o cultivo estão entre as piores ameaças à natureza

ONU: atividades humanas estão causando um declínio alarmante na variedade da flora e da fauna na Terra (Pawel Kopczynski/Reuters)

ONU: atividades humanas estão causando um declínio alarmante na variedade da flora e da fauna na Terra (Pawel Kopczynski/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 23 de março de 2018 às 14h00.

Oslo - As atividades humanas estão causando um declínio alarmante na variedade da flora e da fauna na Terra e ameaçando os suprimentos de alimentos, água potável e energia, segundo um estudo de biodiversidade apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta sexta-feira.

A poluição, a mudança climática e os desmatamentos para liberar terras para o cultivo estão entre as piores ameaças à natureza, de acordo com os mais de 550 especialistas que formularam uma série de relatórios aprovados por 129 governos depois de conversas na Colômbia.

"A biodiversidade, a variedade essencial de formas de vida na Terra, continua a declinar em todas as regiões do mundo", escreveram os autores. "Esta tendência alarmante ameaça a qualidade de vida das pessoas em todo lugar."

Quatro relatórios regionais cobriram as Américas, a Ásia e o Pacífico, a África, a Europa e a Ásia Central --todas as áreas do planeta, com exceção dos pólos e dos altos-mares.

O relatório das Américas estimou que o valor da natureza para as pessoas - como lavouras, madeira, purificação de água ou turismo - é de ao menos 24,3 trilhões de dólares por ano, o equivalente ao produto interno bruto (PIB) da região, do Alasca à Argentina.

Quase dois terços destas contribuições naturais estão em declínio nas Américas, disse o documento.

"A biodiversidade e as contribuições da natureza para as pessoas soam para muitos como algo acadêmico e muito distante de nossas vidas diárias", disse Robert Watson, presidente da Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política sobre Biodiversidade e Serviços para Ecossistemas (IPBES).

 

Acompanhe tudo sobre:ÁguaClimaDesmatamentoMudanças climáticasONUPoluição

Mais de Ciência

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto

Onças atacam humanos? Entenda por que casos são tão raros