Ciência

Cápsula da SpaceX se acopla com sucesso na Estação Espacial Internacional

Objetivo é testar o envio de voos comerciais espaciais com pessoas

Crew Dragon: ela chegou com cerca de 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na estação espacial (Twitter/Space-x/Reprodução)

Crew Dragon: ela chegou com cerca de 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na estação espacial (Twitter/Space-x/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 3 de março de 2019 às 11h02.

Miami - A cápsula não tripulada da SpaceX, cujo objetivo é testar o envio de voos comerciais espaciais com pessoas, se acoplou com sucesso neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo confirmou a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

"Acoplamento confirmado! Depois de 18 órbitas da Terra desde o seu lançamento, a nave espacial Crew Dragon se uniu com sucesso à ISS com um 'acoplamento suave' às 5h51 (7h51 em Brasília) enquanto a estação orbitava sobre o norte da Nova Zelândia", explicou a Nasa no Twitter.

Como estava previsto, a Crew Dragon, que foi lançada ontem de Cabo Canaveral (EUA), chegou à ISS com cerca de 180 quilos de mantimentos para os astronautas que se encontram na estação espacial.

"A capsula de SpaceX se acoplou na ISS!", acrescentou a Nasa em outro tweet, no qual destacou que esta é a "primeira vez" que uma nave espacial construída com fins comerciais e projetada para uma tripulação atinge tal feito.

A Crew Dragon permanecerá acoplada à estação espacial durante cinco dias, até a próxima sexta-feira, quando começará sua viagem de volta à Terra, onde deve cair no Oceano Atlântico por volta das 13h45 de Brasília.

Se tudo correr como o previsto, em abril a SpaceX fará um novo teste de voo para experimentar um sistema de emergência e, meses mais tarde, provavelmente em julho, transportará pela primeira vez dois astronautas da Nasa para a estação espacial, onde permanecerão duas semanas.

O objetivo da Demo Mission-1 (DM-1), que é um "voo de teste sem tripulação a bordo", é demonstrar a capacidade da SpaceX para viajar de forma "segura e confiável para e a partir da ISS", como parte do programa de tripulação comercial da Nasa, segundo a companhia aeroespacial fundada por Elon Musk.

"Estamos liderando no espaço de novo", ressaltou ontem no Twitter o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, que parabenizou a Nasa e a SpaceX pelo lançamento bem-sucedido.

A missão deixa os EUA "mais um passo perto do lançamento de astronautas americanos ao espaço, a partir do território americano em foguetes de fabricação americana", acrescentou o vice-presidente Pence.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEstados Unidos (EUA)NasaSpaceX

Mais de Ciência

Inovação da USP pode substituir o cacau em chocolate e reduzir impactos ambientais

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto