Ciência

Quando a chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil? Veja data e como assistir ao fenômeno

Fenômeno começou no dia 14 de abril e se estenderá até o dia 30 de abril

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 20 de abril de 2025 às 13h52.

Última atualização em 20 de abril de 2025 às 14h07.

Tudo sobreChuva de meteoros
Saiba mais

O ápice da chuva de meteoros Liridas poderá ser observado no Brasil entre a noite de segunda-feira, 21 de abril, e a madrugada de terça, 22 de abril.

Segundo o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), o fenômeno teve início no dia 14 e seguirá até o dia 30 deste mês. No entanto, o momento ideal para contemplar o espetáculo celeste será às 2h da manhã de terça-feira, pelo horário de Brasília.

"Abrindo a estação de chuvas de meteoros deste ano, temos a previsão da chuva dos Lirídas, que ocorrerá entre 14 e 30 de abril deste ano. Seu pico, ou seja, o período onde se observam mais meteoros, ocorrerá na noite do dia 21 para o dia 22 de abril, quando será possível observar até 18 meteoros por hora", informa o observatório em sua página oficial.

Esses meteoros são fragmentos espaciais que, ao penetrarem a atmosfera terrestre, queimam total ou parcialmente devido ao atrito com o ar e o contato com moléculas de oxigênio. Esse processo forma um rastro luminoso e brilhante no céu, muitas vezes acompanhado por faíscas — fenômeno popularmente chamado de "estrelas cadentes".

A chuva Lírida recebe esse nome por ocorrer na direção da constelação de Lira. Embora tenha intensidade moderada, é considerada uma das chuvas de meteoros mais significativas do ano, com ocorrência anual, geralmente em abril.

A origem desse fenômeno está relacionada à órbita do cometa Tatcher (C/1861 G1), que completa um ciclo ao redor do Sol a cada 415 anos e deixa um "rastro empoeirado" que ocasionalmente cruza com a Terra.

Como observar a chuva de meteoros Lírida?

Apesar de a Lírida ser mais visível no hemisfério norte, os observadores do hemisfério sul também poderão acompanhar o evento. Os meteoros entram na atmosfera a uma velocidade de cerca de 46 km/s e, durante o pico da chuva, será possível avistar até 18 deles por hora.

Para uma visualização ideal, recomenda-se buscar um local escuro, com o horizonte desobstruído e longe das luzes das cidades.

"Um parque, uma praia ou uma área rural são ótimos lugares", sugere o site do projeto científico Exoss. Evitar o uso de celulares e telas iluminadas também ajuda na adaptação dos olhos à escuridão, facilitando a observação.

Embora a Lua esteja em fase minguante e com cerca de 40% de sua superfície iluminada, o que pode dificultar um pouco a visibilidade dos meteoros, ainda será possível apreciar o fenômeno, segundo o Exoss.

A Unesp ainda recomenda olhar para a direção nordeste e localizar a estrela Vega, descrita como "uma das mais brilhantes do céu". Para facilitar, a orientação é usar a constelação do Cruzeiro do Sul como referência: "É só ficar de costas para ele", explica a instituição.

Os meteoros podem surgir de diferentes partes do céu, por isso é importante estar atento. Além disso, é fundamental ter paciência. "Seja paciente: Observar chuvas de meteoros exige calma. Pode levar alguns minutos até você ver o primeiro meteoro, mas a espera compensa", orienta o site Exoss.

Acompanhe tudo sobre:Chuva de meteorosCuriosidades

Mais de Ciência

Qual a fase da Lua de hoje, 22 de abril de 2025?

Qual a fase da Lua de hoje, 21 de abril de 2025?

Icônica praia turística do Rio de Janeiro pode ser engolida pelo mar até 2100, revela estudo

Crime que ameaça várias economias do mundo já era prática comum desde o Império Romano