Ciência

Depois de uma primavera com 40ºC, o que esperar do verão de 2021?

Podcast Exame Agora traz entrevistas com meteorologistas e médicos para entender as consequências das altas temperaturas para o ser humano e o meio ambiente

Clima: 2020 teve o setembro mais quente já registrado no mundo, anunciou o serviço sobre mudança climática do programa europeu Copernicus (ROBERTO CASIMIRO/Estadão Conteúdo)

Clima: 2020 teve o setembro mais quente já registrado no mundo, anunciou o serviço sobre mudança climática do programa europeu Copernicus (ROBERTO CASIMIRO/Estadão Conteúdo)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 20 de outubro de 2020 às 14h06.

43º C é uma temperatura geralmente típica de desertos, mas estava registrada em um termômetro de rua do extremo sul de São Paulo no início de outubro.

Mas o fenômeno das altas temperaturas não foi exclusividade do extremo sul paulista. O Brasil inteiro passa por uma onda de calor acima da média. Recordes de temperaturas foram quebrados e Institutos de meteorologia alertaram até para risco de morte.

O que está acontecendo? Se durante a primavera houve temperaturas de mais de 40ºC, o que se pode esperar do verão? Qual é o cenário do clima no resto do mundo e como as mudanças climáticas afetam a agenda econômica? 

No episódio #005 do podcast EXAME Agora, conversamos com meteorologistas e outros especialistas para entender as consequências das altas temperaturas para o ser humano e para o meio ambiente. 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalCalorClimaMudanças climáticas

Mais de Ciência

Inovação da USP pode substituir o cacau em chocolate e reduzir impactos ambientais

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto