Ciência

Furacão José gera perigosas ondas na costa leste dos EUA

Há um aviso de tempestade tropical desde Rhode Island até Hull e Massachusetts, incluindo Block Island, Martha's Vineyard e Nantucket

Furacões: meteorologistas do CNH advertiram sobre a formação de ressacas e correntes perigosas (Nasa/Reuters)

Furacões: meteorologistas do CNH advertiram sobre a formação de ressacas e correntes perigosas (Nasa/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 20h22.

Miami - O furacão José, atualmente de categoria 1, mantém sua trajetória com direção norte e gera "perigosas ondas e correntes" na costa leste dos Estados Unidos, enquanto a depressão tropical Lee se dissipará provavelmente amanhã, informou nesta segunda-feira o Centro Nacional de Furacões do país (CNH).

Em seu boletim das 21h GMT (18h de Brasília), o CNH prevê que o furacão vire para nordeste hoje à noite e que o centro do sistema passará "fora da costa da Carolina do Norte e depois a leste da peninsula de Delmarva na terça-feira e longe da costa de Nova Jersey na quarta".

Além disso, os meteorologistas do CNH advertiram sobre a formação de ressacas e correntes perigosas nas áreas costeiras do leste dos EUA.

O órgão informou ainda que José apresentava ventos máximos sustentados de 120 quilômetros por hora e uma velocidade de translação de 17 km/h a 405 quilômetros a sudeste de Cape Hatteras (Carolina do Norte) e a 720 quilômetros ao sul de Nantucket (Massachusetts).

Por este motivo, há um aviso de tempestade tropical desde Rhode Island até Hull e Massachusetts, incluindo Block Island, Martha's Vineyard e Nantucket.

Já a depressão tropical Lee está a 1.960 quilômetros a oeste do arquipélago de Cabo Verde e apresenta ventos máximos sustentados de 55 km/h, sem que represente uma ameaça para áreas povoadas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Furacões

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul