Ciência

Ketchup de Marte: Heinz simula condições do planeta para novo molho

A ação foi idealizada pela agência brasileira Africa; para testar sua eficácia, a marca chegou a enviar uma garrafa do novo produto ao espaço

Heinz: no último mês, a marca também lançou ketchups com rótulos plantáveis na cidade de São Paulo, dando aos consumidores a oportunidade de plantar em casa um rótulo de ketchup com as sementes dos tomates Heinz (Heinz/Divulgação)

Heinz: no último mês, a marca também lançou ketchups com rótulos plantáveis na cidade de São Paulo, dando aos consumidores a oportunidade de plantar em casa um rótulo de ketchup com as sementes dos tomates Heinz (Heinz/Divulgação)

LP

Laura Pancini

Publicado em 9 de novembro de 2021 às 10h47.

Última atualização em 9 de novembro de 2021 às 15h13.

O planeta vermelho agora tem seu próprio molho espacial. A multinacional Heinz anunciou nesta segunda-feira, 8, que fabricou um ketchup de tomates cultivados em um solo semelhante ao de Marte.

A marca simulou o cultivo de tomates em Marte ao recriar as condições de solo, temperatura e água do planeta.

Todo o experimento foi conduzido em uma estufa apelidada de "Red House", com auxílio de uma equipe de astrobiologia do Instituto Espacial Aldrin, nos Estados Unidos.

Já a ação foi idealizada pela agência brasileira Africa, uma das maiores de publicidade do mundo,  e levou 3 anos desde a concepção da ideia até a colheita dos tomates marcianos.

De acordo com a própria Heinz, o novo ketchup "Marz Edition" seria "indistinguível" da versão original. A ideia é testar se os futuros moradores de Marte poderiam desenvolver o ketchup por lá, e a empresa afirma que a técnica pode ser útil na Terra no futuro, caso as condições climáticas piorem.

Para provar que o sabor iria se manter, a Heinz enviou a garrafa para uma curta viagem 35 quilômetros acima da atmosfera, onde a temperatura cai para -70°C.

No último mês, a marca também lançou ketchups com rótulos plantáveis na cidade de São Paulo, dando aos consumidores a oportunidade de plantar em casa um rótulo de ketchup com Heinz Seeds, as sementes dos tomates Heinz.

Comida no espaço?

Apesar da invenção criativa da Heinz, condimentos como o ketchup são comuns em lugares como a Estação Espacial Internacional (ISS), por exemplo. Há ainda uma horta espacial da Nasa na ISS para o cultivo de dois tipos de vegetais.

“No espaço, temos um ditado: 'não se trata da comida, é do molho'. Podíamos escolher que comida queríamos comer lá, mas muitos dos pratos vinham desidratados, então um bom molho sempre fez suas refeições deliciosas”, disse o ex-astronauta e embaixador da marca Heinz, Mike Massimino.

“Alcançar uma safra de qualidade para se tornar o ketchup da Heinz era o resultado dos sonhos, e nós o alcançamos. Trabalhar com eles nos permitiu ver quais são as possibilidades para a produção de alimentos de longo prazo fora da Terra ”, disse o Dr. Andrew Palmer, do Instituto Espacial Aldrin.

Acompanhe tudo sobre:Kraft Heinzcomida-e-bebidaMarteAstronautas

Mais de Ciência

Pesquisadores ligam intestino ao Alzheimer e mostram que dieta pode ajudar a frear inflamação

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos