Ciência

Japão lança coletor de lixo espacial

A nave leva uma espécie de corda que desloca o lixo espacial produzido pelo homem e o conduz até órbitas próximas da Terra

Japão: a "Kounotori 6" também transporta suprimentos, pilhas e água para os astronautas da ISS (JAXA/Divulgação)

Japão: a "Kounotori 6" também transporta suprimentos, pilhas e água para os astronautas da ISS (JAXA/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 9 de dezembro de 2016 às 15h51.

O Japão enviou nesta sexta-feira ao espaço uma nave abastecida com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) que também incorpora um novo sistema para descartar o lixo espacial.

A nave espacial, chamada de "Kounotori 6", foi lançada da ilha de Tanegashima poucos segundos antes das 22h27 (11h27 de Brasília) pelo foguete H-IIB, de acordo com imagens divulgadas pela agência espacial japonesa Jaxa.

O lançamento foi um sucesso e "o satélite se separou do foguete" e alcançou a órbita prevista, disse à AFP um porta-voz da Jaxa, Nobuyoshi Fujimoto, quinze minutos após a decolagem.

A nave leva uma espécie de corda que desloca o lixo espacial produzido pelo homem, incluindo restos de satélites ou foguetes, e o conduz até órbitas próximas da Terra com o objetivo de que, ao entrar na atmosfera, se desintegre.

Desde o lançamento em 1957 do satélite soviético Sputnik, a exploração humana do espaço já deixou um rastro de dejetos que a cada ano provocam novas colisões com naves espaciais.

O cabo, chamado de eletrodinâmico, foi produzido com filamentos de aço e de alumínio e foi desenhado com aajuda de um fabricante de redes de pesca.

Quando se movimenta no campo magnético terrestre, o cabo gera eletricidade e impede o movimento dos resíduos, que logo começaram a descer progressivamente até atingirem a atmosfera e entrarem em combustão antes de chegar à superfície da Terra, segundo previsões dos cientistas.

A agência espacial japonesa trabalha há dez anos com a empresa Nitto Seimo para desenvolver esse sistema.

"A corda utiliza nossa técnica de trançado de redes, mas foi muito difícil conseguir capturar objetos tão pequenos", explicou à AFP Katsuya Suzuki, um engenheiro da empresa.

"Dessa vez a corda terá 700 metros de longitude, mas no fim terá que chegar aos 5.000 ou 10.000 metros de comprimento para conseguir frear o lixo espacial que queremos destruir", ressaltou.

A "Kounotori 6" também transporta suprimentos, pilhas e água para os astronautas da ISS.

Acompanhe tudo sobre:FoguetesJapãoLixo

Mais de Ciência

Inovação da USP pode substituir o cacau em chocolate e reduzir impactos ambientais

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto