Ciência

Lançamento do foguete Artemis 1 poderá atrair até 400.000 pessoas na Flórida

O Centro Espacial Kennedy, de onde o Artemis 1 irá decolar, estará fechado ao público, mas os espectadores poderão ver o foguete ascender das praias próximas

O lançamento, inicialmente previsto para segunda-feira, foi cancelado de última hora devido a problemas técnicos (Joel Kowsky/NASA/Getty Images)

O lançamento, inicialmente previsto para segunda-feira, foi cancelado de última hora devido a problemas técnicos (Joel Kowsky/NASA/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 2 de setembro de 2022 às 19h40.

Os amantes do espaço se reúnem na Flórida na esperança de assistir ao lançamento do novo foguete da Nasa à Lua, marcado para as 14h17 (15h17 de Brasília) de sábado, como parte da missão Artemis 1 do foguete SLS, o mais poderoso do mundo.

O Centro Espacial Kennedy, de onde o Artemis 1 irá decolar, estará fechado ao público, mas os espectadores poderão ver o foguete ascender das praias próximas.

"Eu lembro de alguns pousos na Lua quando era muito jovem", durante o programa Apollo, lembrou Alberto Tirado, entrevistado pela AFP em Cocoa Beach nesta sexta-feira.

O lançamento, inicialmente previsto para segunda-feira, foi cancelado de última hora devido a problemas técnicos. As autoridades tinham previsto então uns 100.000 ou 200.000 espectadores.

O número de turistas que viajaram ainda não foi confirmado, mas poderia "dobrar" neste fim de semana, segundo Don Walker, responsável pelo condado de Brevard.

"Calculamos que haverá entre 200.000 e 400.000 pessoas para o lançamento", declarou.

O primeiro lançamento tripulado da SpaceX em 2020 atraiu cerca de 220.000 pessoas, em plena pandemia.

O fato de o lançamento ocorrer em um fim de semana prolongado devido ao feriado do Dia do Trabalho na segunda-feira, bem como seu caráter histórico, contribui para o sucesso de público, explicou Meagan Happel, do escritório de turismo da costa espacial da Flórida.

Os espectadores foram convidados a viajar cedo para evitar engarrafamentos, pois os hotéis próximos estão lotados há semanas e os lugares de estacionamento disponíveis serão escassos.

A missão Artemis 1 é um voo de teste não tripulado. A cápsula Orion, impulsionada pelo foguete, passará algumas semanas no espaço, aventurando-se até 64.000 km atrás da Lua, indo mais longe do que qualquer espaçonave tripulada até agora.

LEIA TAMBÉM:

NASA contrata SpaceX para mais cinco missões espaciais por US$ 1,4 bilhão

Artemis 1: Fizemos um manual para você entender a missão espacial de volta à Lua

Acompanhe tudo sobre:NasaAstronomiaLua

Mais de Ciência

Pesquisadores ligam intestino ao Alzheimer e mostram que dieta pode ajudar a frear inflamação

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos