Ciência

Moderna prevê produzir 600 milhões de vacinas contra covid-19 em 2021

O laboratório informou que continuará a investir a fim de construir um capacidade para "potencialmente 1 bilhão de doses em 2021"

Após a divulgação do comunicado, a ação da empresa subia 2,66% no pré-mercado em Nova York (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

Após a divulgação do comunicado, a ação da empresa subia 2,66% no pré-mercado em Nova York (SOPA Images / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de janeiro de 2021 às 12h33.

A Moderna divulgou comunicado nesta segunda-feira, 4, no qual atualiza projeções para a fabricação da vacina contra a covid-19 neste ano. A empresa norte-americana diz que seu cenário básico é produzir 600 milhões de vacinas para o ano atual - anteriormente, estimava 500 milhões. Ao mesmo tempo, a Moderna diz que continuará a investir e a contratar pessoal, a fim de construir um capacidade para "potencialmente 1 bilhão de doses para 2021".

A pandemia mexeu com a economia e os negócios no mundo todo. Venha aprender com quem conhece na EXAME Research

A empresa projeta que cerca de 100 milhões de doses de seu imunizante contra o novo coronavírus estejam disponíveis nos EUA até o fim do primeiro trimestre deste ano, com 200 milhões de doses disponíveis, no total, até o fim do segundo trimestre. Ela diz já ter fornecido aproximadamente 18 milhões de doses da vacina ao governo norte-americano até agora. O imunizante já recebeu a autorização para uso emergencial do órgão regulador, o Food and Drug Administration (FDA), em 18 de dezembro. Doses adicionais também foram enviadas ao Canadá, lembra a empresa.

Com uso de tecnologia que envolve o RNA mensageiro do vírus, como a da Pfizer, a vacina da Moderna teve eficácia superior a 90% nos ensaios clínicos. Após a divulgação do comunicado, a ação da empresa subia 2,66% no pré-mercado em Nova York, pouco antes das 11h30 (de Brasília).

Acompanhe tudo sobre:VacinasCoronavírusModerna

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos