Ciência

Pedaço de asteroide é visto explodindo no céu da Flórida; veja vídeo

Vídeos foram registrados por repórter na rua e câmera de segurança; pedaço pode ser de asteroide pequeno que passou a 26.200 quilômetros da Terra

Asteroide: fenômeno avistado na Flórida pode ser pedaço de asteroide 2021 GW4, mas não há confirmação (Boris SV/Getty Images)

Asteroide: fenômeno avistado na Flórida pode ser pedaço de asteroide 2021 GW4, mas não há confirmação (Boris SV/Getty Images)

LP

Laura Pancini

Publicado em 14 de abril de 2021 às 13h39.

Na noite desta terça-feira (13), residentes da região da Flórida, nos Estados Unidos, tiveram uma surpresa agradável ao olhar o céu. Por alguns segundos, um pedaço de asteroide que passava perto da Terra se desintegrou e mostrou um grande flash de luz.

O fenômeno foi registrado por um repórter da CBS, rede de TV norte-americana, enquanto ele estava ao vivo. “Grande flash e um rastro no céu em West Palm Beach (cidade no estado da Flórida). Aconteceu momentos atrás enquanto estávamos em uma live do Facebook para uma reportagem da @CBS12”, disse o repórter Jay O’Brian em sua conta no Twitter.

Câmeras de segurança também registraram o momento. "Acabei de ver isso no céu de Parkland (cidade no estado da Flórida) às 22:16", relata o usuário @cbkcc1, também no Twitter. De acordo com o horário de Brasília, o fenômeno foi avistado às 23:16.

Não há confirmação, mas acredita-se que o asteróide avistado tem nome e se chama 2021 GW4. Estima-se que ele tenha cerca de 4 metros de diâmetro e passou pelo planeta Terra a cerca de 26.200 quilômetros de distância, de acordo com o site Space.com.

Jonathan McDowell, um astrônomo do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, discorda da teoria GW4 e acredita que o asteroide não passe de uma bola de fogo normal. Bolas de fogo são meteoros que brilham tanto quanto ou mais que o planeta Vênus. Por incrível que pareça, eles são comuns e caem na Terra todos os dias, mas a maioria passa despercebida (muitas caem em áreas desabitadas ou são cobertas por nuvens durante a queda).

Caso ele seja o asteroide GW4, seu percurso será um ciclo de dois anos ao redor do Sol, eventualmente girando de volta para a Terra. Infelizmente, a Nasa prevê que um espetáculo como o visto ontem não acontecerá com esse asteroide por pelo menos mais um século.

Acompanhe tudo sobre:AsteroidesFlóridaPlaneta Terra

Mais de Ciência

Inovação da USP pode substituir o cacau em chocolate e reduzir impactos ambientais

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado até 2028 após testes promissores

Sonda soviética, lançada em 1972, deve cair na Terra em maio após 53 anos em órbita

Maior telescópio solar do mundo revela imagem inédita e ultradetalhada do Sol; veja foto