Ciência

Pesquisa indica melhor jeito de comer brócoli

Veja qual é o método de preparo que mais oferece benefícios para a saúde

 (Manoftaste-de/Flicker/Reprodução)

(Manoftaste-de/Flicker/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 13 de fevereiro de 2018 às 07h00.

Última atualização em 13 de fevereiro de 2018 às 07h01.

São Paulo – Um estudo recente indica o melhor jeito de comer brócoli para manter o sulforafano, composto ligado à prevenção ao câncer.

Pesquisadores chineses indicam, na pesquisa publicada no periódico científico Journal of Agricultural and Food Chemistry, que é o melhor é cortar o brócoli e deixa-lo em repouso por 90 minutos antes de fritá-lo no método stir-fry, popular na China. Essa técnica requer uma panela específica chamada wok.

A avaliação consistiu na análise de três métodos de consumo do brócoli: cru, preparado logo após ser cortado e com o período de repouso de uma hora e meia. O estudo concluiu que de a penúltima opção ofereceu 2,8 vezes menos sulforafano do que a última.

Antes de submeter o brócoli aos métodos citados, os pesquisadores o cortaram em pedaços de apenas 2 mm para ativar o processo de produção de mirosinase, enzimas que as plantas desenvolveram para protegerem-se de animais herbívoros. Durante o período de repouso do vegetal, a atividade de mirosinase produz o sulforafano, que pode fazer bem à saúde.

Essa atividade não acontece de forma intensa durante o preparo na cozinha porque ela não lida bem com o calor. Por conta disso, a pesquisa indica que o método mais indicado é deixar o brócoli em repouso antes de submetê-lo ao stir-fry, após ser cortados em pequenos pedaços–ou comê-lo cru.

Os pesquisadores agora se dedicam a reduzir a necessidade de cortar o brócoli em pedaços tão pequenos para obter resultados semelhantes.

Foto por Manoftaste-de/Flicker

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoAlimentosSaúdePesquisas científicas

Mais de Ciência

Nasa: pela 1ª em mais de 60 anos, mulheres são maioria em turma de astronautas

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral tem sucesso na perda de peso, diz estudo

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário

Cientistas criam primeiros vírus baseados em IA. O próximo passo? Desenvolver novas formas de vida