Ciência

Secretaria do Rio: pacientes com variante Delta tiveram sintomas de gripe

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, os pacientes têm faixa etária entre 12 e 72 anos, sendo a maioria adultos (73,9%)

A maior parte teve uma síndrome gripal (95,6%) (Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

A maior parte teve uma síndrome gripal (95,6%) (Fabio Teixeira/Anadolu Agency via/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 20 de julho de 2021 às 07h59.

A Secretaria municipal de Saúde detalhou ao GLOBO o perfil e o estado de saúde dos 23 pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para a infecção pela variante Delta do coronavírus. Todos tiveram sintomas de Covid-19. Contudo, 22 dos infectados tiveram síndrome gripal — o outro teve síndrome respiratória aguda grave.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

De acordo com o manual de manejo clínico do Sistema Único de Saúde, composto pelo Ministério da Saúde, "síndrome gripal" significa um conjunto de sintomas parecidos com os da gripe: tosse, febre e dor de garganta, além de dor na cabeça, nos músculos ou nas articulações. Já a "síndrome respiratória aguda grave" engloba, além dos sintomas de síndrome gripal, qualquer um dos seguintes itens: dispneia (falta de ar), desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95% ou exacerbação de doença preexistente.

Ainda segundo a SMS, os pacientes têm faixa etária entre 12 e 72 anos, sendo a maioria adultos (73,9%). São 13 casos de pessoas do sexo feminino (56,5%) e 10 do sexo masculino (43,5%). A maior parte teve uma síndrome gripal (95,6%) e um caso precisou de internação por síndrome respiratória aguda grave (4,4%), já tendo recebido alta.

A investigação epidemiológica está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde da SMS. Segundo a secretaria, os casos investigados até o momento não têm histórico de viagem. Os pacientes e seus contatos próximos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância em Saúde.

"Independentemente da variante, ressalta-se a importância da aderência da população à imunização contra a COVID-19 conforme calendário de vacinação divulgado pela SMS Rio. Assim como se reforça que as medidas preventivas são as mesmas. A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão", diz a SMS.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaRio de Janeiro

Mais de Ciência

Cientistas do MIT criam dispositivo que transforma ar do deserto em água potável

Netflix e Nasa fecham parceria inédita para transmitir lançamentos de foguete no streaming

Asteroide com potencial de destruir cidade inteira na Terra pode colidir com Lua em menos de 10 anos

As mulheres precisam de mais sono que os homens? A ciência explica