Ciência

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário

Lua encobrirá parcialmente o Sol em regiões da Nova Zelândia, Austrália, Pacífico e Antártida, deixando o céu mais escuro por alguns minutos

Eclipse solar parcial: último fenômeno do tipo acontecerá neste fim de semana (Ron Jenkins/AFP)

Eclipse solar parcial: último fenômeno do tipo acontecerá neste fim de semana (Ron Jenkins/AFP)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 20 de setembro de 2025 às 14h11.

Última atualização em 20 de setembro de 2025 às 14h13.

Tudo sobreEclipses
Saiba mais

Um eclipse solar parcial ocorrerá neste domingo, 21 de setembro, e vai escurecer temporariamente o dia em áreas da Nova Zelândia, leste da Austrália, ilhas do Pacífico e regiões da Antártida.

Durante a órbita da Lua ao redor da Terra, em algumas ocasiões, o eclipse se alinha entre o Sol e o nosso planeta, bloqueando temporariamente a luz solar. Esse fenômeno é denominado eclipse solar, no qual a Lua projeta sua sombra na Terra.

Eclipses ocorrem quando a luz de um astro, seja própria ou refletida, é bloqueada parcial ou totalmente pela passagem de outro corpo celeste. No caso dos eclipses solares, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, projetando uma sombra que pode cobrir o disco solar de formas diferentes:

  • Total – o Sol é completamente ocultado, e o dia escurece por alguns minutos.
  • Anular – a Lua está mais afastada e não cobre todo o Sol, criando uma auréola de luz ao redor, conhecida como “anel de fogo”.
  • Parcial – apenas uma parte do disco solar é encoberta, com pouca alteração na luminosidade do dia.

Onde será possível observar o eclipse solar?

Por causa do fuso horário, os habitantes da Nova Zelândia poderão acompanhar o eclipse durante o amanhecer de 22 de setembro, oferecendo um espetáculo raro. A intensidade do escurecimento do céu varia dependendo da localização, o que torna a experiência única em cada ponto de observação.

Qual é o horário do eclipse solar?

O eclipse começará às 17h29 (UTC), atingirá seu ponto máximo às 19h41 (UTC) e terminará às 21h53 (UTC), ou seja, às 14h29, 16h41 e 18h53 no horário de Brasília. O ritmo do fenômeno varia conforme a região, com a duração mudando dependendo da posição geográfica e acompanhando o movimento da Terra.

Quais são os tipos de eclipse solar?

  • Eclipse solar total: Visível apenas em uma área restrita da Terra, onde as pessoas estão localizadas no centro da sombra lunar. Durante esse evento, o céu fica muito escuro, semelhante à noite. Esse tipo de eclipse ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados perfeitamente.
  • Eclipse solar parcial: Acontece quando o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra não é perfeito, fazendo com que uma parte do Sol fique coberta pela sombra escura da Lua.
  • Eclipse solar anular: Esse tipo ocorre quando a Lua está em sua posição mais distante da Terra, parecendo menor. Assim, a Lua não bloqueia totalmente o Sol, criando um anel de luz ao redor dela.

Além desses, há também o eclipse solar híbrido, o mais raro, que combina mais de um tipo de eclipse solar em um único evento.

Acompanhe tudo sobre:EclipsesAstronomia

Mais de Ciência

Cientistas criam primeiros vírus baseados em IA. O próximo passo? Desenvolver novas formas de vida

Possíveis múmias mais antigas do mundo são descobertas no sudeste asiático

Você tem pressão alta? O 'padrão' 12 por 8 mudou e pode indicar problemas

Quais são os efeitos colaterais do 'melhor remédio contra insônia do mundo' aprovado pela Anvisa