Ciência

Usar demais o celular deixa mulher temporariamente cega na China

Paciente teve que realizar um procedimento com laser para voltar a enxergar

Caucasian woman using cell phone in bed (Adam Hester/Getty Images)

Caucasian woman using cell phone in bed (Adam Hester/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 18 de novembro de 2019 às 15h22.

São Paulo – Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu algumas horas com os olhos vidrados na tela de um celular. A prática, já tão rotineira, porém, pode ser bastante prejudicial para a saúde. Na China, uma mulher ficou temporariamente cega de um olho após passar uma madrugada inteira jogando em seu smartphone.

Diagnosticado como estresse excessivo, o problema gerou o estouro de um vaso sanguíneo do olho esquerdo. Segundo o hospital Songgang People, a paciente, que não teve seu nome revelado, estava impossibilitada de enxergar por conta do acumulo de sangue no local.

Segundo relatado pela Fox News, o problema foi corrigido após um tratamento com laser. Uma pequena incisão foi feita na retina do paciente, o que permitiu escoar o sangue e recuperar a visão sem efeitos colaterais que poderiam ocorrer em longo prazo.

Essa não é o primeiro caso de problemas de saúde causados pelo uso excessivo de smartphones ou de outros aparelhos eletrônicos com telas. Para amenizar os danos, além de maneirar no uso dos dispositivos, é recomendado diminuir o brilho dos visores e também utilizar recursos que filtrem a luz azul emitida.

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesSaúde

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul