(Shark Tank Brasil/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 15h13.
A indústria óptica é marcada por padrões rígidos de produção e altos índices de desperdício. Foi diante desse cenário que a Yoface, fundada por Ivan Cavilha e que tem como sócios Thiago Raimundo, Ismael Kolling e Vinicius Morisita, apresentou no Shark Tank Brasil uma proposta disruptiva: óculos personalizados feitos por impressão 3D, com encaixe perfeito e impacto ambiental reduzido.
“Quando vi a Yoface, enxerguei um modelo escalável, sustentável e que pode impactar especialmente a saúde visual das crianças. Investir aqui é apostar em tecnologia e inclusão”, destaca Carol Paiffer, investidora e fundadora do hub Dinastia.
A produção por manufatura aditiva (impressão 3D) reduz em até 80% o desperdício e emite três vezes menos CO₂ que os métodos convencionais, posicionando a Yoface como uma alternativa mais sustentável para o setor óptico.
A startup desenvolveu o Yoface Custom System, tecnologia própria de escaneamento facial que permite criar óculos sob medida mesmo à distância. As armações são 50% mais leves e 58% menos poluentes em sua produção. Agora, a empresa prepara o lançamento da Yoface Kids, linha dedicada à saúde visual infantil.
Ivan Cavilha resume a experiência no programa: “Eu sabia que, com a Dinastia, as coisas aconteceriam logo após o programa, sem demora. Saí emocionado e muito feliz por ter fechado o acordo com a Shark que eu sonhei.”
Com o investimento, a Yoface inicia uma nova etapa de estruturação produtiva e expansão de mercado. Dentro da Dinastia, a empresa passa a ter acesso a mentores, conexões estratégicas e um ecossistema que acelera a implementação de seus projetos. Assim, a startup reforça seu propósito de unir tecnologia, sustentabilidade e inclusão visual, ampliando o acesso a óculos personalizados e impressos para diferentes públicos.