Colunistas

Empreendedorismo Regional: O impulso certeiro para o varejo no Brasil

Confira exemplos inspiradores de bons negócios

 (Envato Divulgação)

(Envato Divulgação)

Cris Arcangeli
Cris Arcangeli

CEO da beuty'in

Publicado em 23 de janeiro de 2025 às 18h01.

O empreendedorismo regional tem se destacado como um dos motores de crescimento das grandes varejistas no Brasil, conforme aponta o ranking Cielo-SBVC. Marcas locais, que muitas vezes permanecem desconhecidas nos grandes centros urbanos, conquistaram um lugar de destaque no mercado e superaram a marca de 1 bilhão de reais em vendas. Exemplos disso são as empresas Caedu, Santa Lolla e o supermercado Tauste, que, embora com atuação restrita a algumas regiões, se tornam protagonistas em um cenário nacional.

O segredo está no conhecimento do mercado local, na agilidade e na escala em volume de vendas. A própria Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo garante que as regionais empurram o crescimento do setor.

É que a boa gestão dos empreendedores regionais fortalece o elo com fornecedores, assim como em negociações imobiliárias e na adoção de tecnologia – o que é muito importante. O segredo, segundo a SBVC, está em planejar, trabalhar times e melhorar processos.

A Caedu, por exemplo, vende vestuário para as classes de menor renda. A franquia de calçados Santa Lolla mantém o modelo de negócio sem ativos – o que reduz custo e traz preço competitivo. E o supermercado Tauste, de Marília, optou por crescer lentamente por duas décadas para não ter dívidas – e agora avança para a capital.

Essas histórias de sucesso servem de inspiração para outros empreendedores, especialmente os iniciantes, que buscam fortalecer as economias regionais e alavancar seus próprios negócios. Eles comprovam que, ao entender o comportamento local, planejado com precisão e buscar eficiência em cada etapa do processo, é possível não apenas crescer

Empreender, portanto, não é apenas uma oportunidade de negócio; é uma forma de transformar realidades, gerar empregos e fortalecer as economias locais. Como eu sempre digo: empreender liberta e pode ser a chave para um futuro de sucesso.

Acompanhe tudo sobre:EmpreendedorismoVarejoCielo