Técnicas alternativas de datação têm sido utilizadas para investigar a variabilidade climática natural. (Envato)
CEO da beuty'in
Publicado em 27 de janeiro de 2025 às 13h40.
Olha que notícia interessante. Você já ouviu falar na profissão PLANTADOR DE FLORESTAS???? Ela existe e é um bom exemplo de negócio que começou pela Startup Belterra Agroflorestas.
Seu fundador é o mato-grossense Valmir Ortega. Ele é geógrafo e já foi gestor público, ativista ambiental e empreendedor social. Um de seus projetos é no sul da Bahia, que tem imensas plantações de cacau – e que enfrentou uma crise por causa de uma praga chamada VASSOURA DE BRUXA.
Em parceria com pequenos e médios produtores locais, o plantio de cacau tem sido feito na sombra de bananeiras e açaís. E com isso, está recuperando a Mata Atlântica em união com retorno econômico para os agricultores.
Além disso, Ortega está plantando florestas em 7 Estados brasileiros. Criada em 2020, a Startup montou um modelo de negócio baseado em parceria rural.
Um desafio é restaurar 80 milhões de hectares desmatados na Amazônia. Com isso, a Belterra já captou 27 milhões de reais – e se prepara para 50 milhões.
Tudo começou quando Ortega fez consultoria para o Fundo Vale, numa região de mineração de 1000 hectares. A sede fica em Curitiba. E o nome Belterra é inspirado no local onde fracassou o projeto Fordlândia, no começo do século 20.
Plantar é possível. Plantar Florestas, mais ainda.
Empreender liberta...
Vamos pensar no assunto?