Colunistas

No “Le Monde”: economia brasileira é prejudicada pela falta de mão de obra qualificada

O jornal francês “Le Monde” noticiou o lançamento de um plano, pela presidente Dilma Rousseff, para sanar uma das maiores deficiências da economia brasileira: a falta de mão de obra qualificada. Trata-se de um programa de formação técnica em escala nacional, com financiamento do governo, para produzir 3,5 milhões de novos trabalhadores até 2014. A oferta está aquém da demanda alimentada pelo crescimento do Brasil, que foi de 7,5% em […] Leia mais

IM

Instituto Millenium

Publicado em 18 de maio de 2011 às 21h04.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2017 às 12h17.

O jornal francês “Le Monde” noticiou o lançamento de um plano, pela presidente Dilma Rousseff, para sanar uma das maiores deficiências da economia brasileira: a falta de mão de obra qualificada. Trata-se de um programa de formação técnica em escala nacional, com financiamento do governo, para produzir 3,5 milhões de novos trabalhadores até 2014.

A oferta está aquém da demanda alimentada pelo crescimento do Brasil, que foi de 7,5% em 2010. Dois terços dos empregadores brasileiros têm dificuldade em recrutar pessoal especializado. A escassez é particularmente grave na indústria da construção, impulsionada pelos programas de habitação social e projetos de infra-estruturas ligadas à Copa do Mundo de 2014 e à mineração.

Uma solução temporária seria a contratação de mais profissionais estrangeiros qualificados, mas, segundo o jornal, a opinião pública brasileira se opõe a essa opção.
 
Fonte: “Le Monde”

Mais em: Educação: Leia a opinião dos especialistas do Imil 

Acompanhe tudo sobre:Desenvolvimento econômicoEducação