Colunistas

Audi inaugura exposição de carro 'secreto' que virou sedã de luxo

Até 30 de abril, museu da marca exibe trajetória do 100, que em 1994 foi se converteu no A6

Audi 100: produção começou em 1968 e foi até 1994. (Divulgação)

Audi 100: produção começou em 1968 e foi até 1994. (Divulgação)

Rodrigo Mora
Rodrigo Mora

Colunista

Publicado em 22 de fevereiro de 2025 às 08h35.

Enquanto o Muro de Berlim redefinia a organização da Alemanha, a centenas de quilômetros dali, em Ingolstadt, outra revolução iniciada nos anos 1960 mudaria o mundo – ao menos o automotivo.

Concluída a compra da Auto Union, no final de 1966, a Volkswagen pôs em curso o plano que, afinal, era a razão da aquisição do conglomerado formado em 1932 a partir das marcas Audi, Horch, Wanderer e DKW: obter a tecnologia que lhe permitisse aposentar a plataforma do Fusca e oferecer produtos atualizados, o que aconteceu na década seguinte com Passat, Golf e Polo. 

A Audi podia ser a base dos novos Volkswagen, mas deveria manter a identidade. Seu primeiro carro depois da união foi um modesto sedã com mecânica herdada da DKW. Desenvolver novos modelos estava proibido pelos conterrâneos de Wolfsburg.

Contudo, o então diretor técnico da Auto Union, Ludwig Kraus, ignorou a ordem de trabalhar apenas nos modelos existentes e começou a desenvolver o que viria a ser o Audi 100. Quando os chefões da Volkswagen descobriram, já havia um protótipo em argila pronto no departamento de estilo. Empolgados com o que viram, deram sinal verde para o novo carro.

A produção começou em 1968 e foi até 1994, somando 3,2 milhões de unidades produzidas através de quatro gerações. Seu sucessor, A6, redefiniu a imagem da marca (ao lado do A4 e do A8) e hoje é um dos protagonistas da transformação da Audi rumo à mobilidade elétrica como segundo modelo a utilizar a Premium Platform Electric.

Até 30 de abril, o museu Audi Forum Neckarsulm, em Ingolstadt, Alemanha, manterá uma exposição com 17 exemplares – nove variantes do 100 e oito do A6 – que cristalizam essa jornada de quase 60 anos.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAudi