Economia

Agropecuária avança mais que indústria e serviços, diz Focus

Expectativa do mercado financeiro, segundo dados do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, é de que a atividade registre expansão de 2% no ano


	Agropecuária: desempenho positivo para setor em 2015 era ainda melhor nas previsões feitas um ano atrás
 (Arquivo/Agência Brasil)

Agropecuária: desempenho positivo para setor em 2015 era ainda melhor nas previsões feitas um ano atrás (Arquivo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 16h01.

Brasília - Apesar dos problemas climáticos e da crise hídrica, a agropecuária será novamente em 2015 a principal força de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB), pelo lado da oferta.

A expectativa do mercado financeiro, segundo dados do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 2, pelo Banco Central, é de que a atividade registre expansão de 2% no ano contra um avanço de 1,2% em 2014.

O PIB industrial, a despeito de alguma melhora, deve crescer apenas 0,19%, e o de serviços, 0,60%.

Com esse desempenho, a perspectiva dos analistas ouvidos pela pesquisa do BC é de que o PIB do Brasil, no ano, registre alta de 0,03%.

Esse desempenho positivo para a agropecuária em 2015 era ainda melhor nas previsões feitas um ano atrás.

No último dia útil de janeiro de 2014, a expectativa era de um PIB do setor de 3%. Essa projeção para a produção no campo chegou a 3,50%, mas entrou em desaceleração diante da falta de chuva em regiões importantes até atingir uma previsão de 2% na última semana.

Para a indústria e para os serviços, a queda foi ainda mais acentuada.

As expectativas para o PIB de ambos os segmentos chegou a superar a casa dos 2% como projeção de crescimento, mas agora beiram a estabilidade.

Paulo Silveira, economista e analista da TOV Corretora, pondera que, além do quadro de desaceleração econômica, o país vive um cenário de inflação em alta, com o mercado projetando um IPCA de 7,01% em 2015, acima do teto da meta, limite de tolerância definido em 6,5%.

"A falta de chuvas continua pressionando os preços básicos da economia e, por enquanto, não há razão para acreditar que o quadro melhore", observou.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaBoletim FocusCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron