Economia

AIE avalia em US$ 44 bilhões custo para evitar aquecimento

Agência Internacional de Energia avalia em 44 bilhões de dólares os investimentos até 2050 para limitar o aquecimento climático e desenvolver energias limpas


	Geleira derretendo: AIE defende desenvolvimento acelerado de energias renováveis
 (klemas/Creative Commons)

Geleira derretendo: AIE defende desenvolvimento acelerado de energias renováveis (klemas/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 13h29.

Seul - A Agência Internacional de Energia (AIE) avalia em 44 bilhões de dólares os investimentos necessários até 2050 para limitar o aquecimento climático e desenvolver energias limpas, indicou nesta segunda-feira sua diretora geral.

"Devemos agir, mas não estamos no bom caminho no momento", lamentou Maria van der Hoeven em Seul, durante a apresentação do relatório bianual da AIE sobre este tema.

"A crescente utilização do carvão em nível mundial apaga os progressos no desenvolvimento das energias renováveis (...) É preciso mudar de direção", declarou.

A AIE, uma organização que representa os países importadores de petróleo, defende um desenvolvimento acelerado de energias renováveis e de outras tecnologias que reduzam as emissões de CO2.

A agência parte do princípio de que os custos das energias limpas serão compensados no longo prazo pela economia feita em combustíveis fósseis, como o petróleo. No entanto, o custo da transição não para de aumentar, advertiu Van der Hoeven.

A AIE avalia agora em 44 bilhões de dólares (32 bilhões de euros) os investimentos necessários até 2050 para limitar o aquecimento no longo prazo do planeta em dois graus celsius. Este custo era estimado em 2012 em 36 bilhões de dólares.

Mas, ao mesmo tempo, o cálculo da economia gerada não para de crescer: somaria 115 bilhões de dólares até 2050, contra 100 bilhões estimados em 2012.

"Quanto mais esperarmos para a conversão de nossas fontes de energias, mais caro será" o processo, ressaltou Maria van der Hoeven.,

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaEnergia renovável

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros