Economia

Alemanha considera "insensatas" especulações sobre o Grexit

Governo alemão qualificou como "insensatas" as especulações sobre a possível saída da Grécia da zona do euro


	Merkel assinalou que "somos responsáveis uns pelos outros na Europa. A Europa não é só uma União Monetária, mas uma comunidade política que durante muitas décadas trouxe paz".
 (Odd Andersen/AFP Photo)

Merkel assinalou que "somos responsáveis uns pelos outros na Europa. A Europa não é só uma União Monetária, mas uma comunidade política que durante muitas décadas trouxe paz". (Odd Andersen/AFP Photo)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2012 às 06h53.

Berlim - O ministro de Relações Exteriores alemão, o liberal Guido Westerwelle, qualificou - em declarações ao jornal "Rheinischen Post" - de "insensatas" as especulações sobre a possível saída da Grécia da zona do euro, alimentados este fim de semana pela governamental União Social-Cristã da Baviera (CSU).

As críticas de Westerwelle se dirigiram ao secretário-geral da CSU, Alexander Dobrindt, que este domingo qualificou de inevitável a saída da Grécia do euro, ao afirmar que via o país 'fora da zona do euro em 2013'.

Westerwelle considera precipitada toda avaliação da situação na Grécia antes que a troika, formada pela Comissão da União Europeia (UE), Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, apresente seu relatório sobre o alcance da aplicação das reformas pelo Governo de Atenas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu também no domingo a seus parceiros de Governo e europeus que meçam suas palavras na hora de abordar a crise da zona do euro, especialmente no que se refere à Grécia, perante as consequências que possam ter.

Após ressaltar que a "Europa se encontra em uma fase decisiva para combater a crise do euro", Merkel assinalou que "somos responsáveis uns pelos outros na Europa. A Europa não é só uma União Monetária, mas uma comunidade política que durante muitas décadas trouxe paz".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaPiigsAlemanhaCrise econômicaCrises em empresasGréciaCrise gregaDívida pública

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas