Economia

Alemanha elevará taxa que subsidia energia renovável em 2014

Sobretaxa deve aumentar em cerca de 1 centavo por quilowatt-hora no próximo ano para 6.307 centavos por KWh


	Energia renovável: sob o sistema de tarifas em vigor para as renováveis, a energia a partir de fontes como a eólica e solar é introduzida na rede a preços acima do mercado
 (Wikimedia Common/Wikimedia/Wikimedia Commons)

Energia renovável: sob o sistema de tarifas em vigor para as renováveis, a energia a partir de fontes como a eólica e solar é introduzida na rede a preços acima do mercado (Wikimedia Common/Wikimedia/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 13h50.

Berlim - A sobretaxa cobrada para subsidiar energias renováveis na Alemanha irá aumentar no próximo ano, disseram fontes do setor à Reuters na quarta-feira, o que elevará os preços de energia para famílias e indústrias e aumentará a pressão sobre o governo para reduzir os incentivos para fontes renováveis.

Fontes do operador de rede do país disseram que calcularam que a sobretaxa deve aumentar em cerca de 1 centavo por quilowatt-hora (KWh) no próximo ano para 6.307 centavos por KWh.

A sobretaxa, que está para ser anunciada oficialmente na próxima semana, é cobrada dos consumidores para financiar os subsídios, ou o sistema de tarifas, da energia renovável. Este ano, a taxa saltou em cerca de 47 por cento, desencadeando uma tempestade política devido à subida acentuada que impacta no custo da eletricidade.

Sob o sistema de tarifas em vigor para as renováveis, introduzido há mais de uma década para aumentar a produção de energia verde da Alemanha, a energia a partir de fontes como a eólica e solar é introduzida na rede a preços acima do mercado.

A sobretaxa renovável cobre a diferença entre os preços garantidos pagos para as energias renováveis e os preços de mercado para a energia convencional gerada a partir da queima de combustíveis fósseis.

O aumento é devido principalmente ao custo de isenções de pagamento da sobretaxa adicional concedido às indústrias consumidoras intensivas de energia e também aos preços mais baixos no mercado de eletricidade. Em menor grau, o crescimento das energias renováveis também é responsável pelo aumento da taxa, segundo as fontes.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaEnergia renovávelTaxas

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis