Economia

Alemanha planeja congelar contas de gregos suspeitos

Segundo ministro da Economia alemão, o país pode congelar contas bancárias de gregos de alta renda suspeitos de fraude fiscal


	Bandeiras da Grécia (D) e da União Europeia: "a Grécia é a vítima de sua própria elite econômica e política", afirmou o ministro
 (Yves Herman/Reuters)

Bandeiras da Grécia (D) e da União Europeia: "a Grécia é a vítima de sua própria elite econômica e política", afirmou o ministro (Yves Herman/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2015 às 12h42.

Frankfurt - A Alemanha pode estar planejando congelar as contas bancárias de cidadão gregos de alta renda suspeitos de fraude fiscal, afirmou o ministro da Economia, Sigmar Gabriel, em entrevista ao jornal alemão Rheinische Post neste sábado.

"Nós propomos o congelamento de contas bancárias de cidadãos gregos de alta renda que devem impostos à sua pátria. A oferta está de pé, mas para isso [acontecer], as autoridades financeiras gregas precisam manter-se ativas", afirmou Gabriel ao jornal.

A Europa está disposta a ajudar a Grécia, mas a aceitação do governo grego das reformas acordadas é um pré-requisito, reiterou. Os problemas da Grécia não são o resultado das iniciativas da troica, referindo-se ao Fundo Monetário Internacional (FMI), a União Europeia e do Banco Central Europeu (BCE), acrescentou.

"A Grécia é a vítima de sua própria elite econômica e política", afirmou o ministro.

Em relação à Rússia, Gabriel afirmou que duvida que a Grécia buscará substituir parceiros europeus com fidelidade ao governo russo.

"Mesmo que eu tente, não consigo imaginar que alguém em Atenas esteja pensando seriamente em voltar as costas à Europa para jogar-se nos braços da Rússia. E eu também duvido que Moscou sinta qualquer necessidade premente de assumir alguns dos planos financeiros da Grécia, dada a situação econômica lá", disse ele. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBancosCrise gregaEuropaFinançasFraudesGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos