Economia

Alemanha pressiona BCE por estabilidade de preços

Ministério da Economia cobrou do Banco Central Europeu a retomada do mandato de estabilidade de preços o mais rápido possível


	Sede do Banco Central Europeu: "valor monetário precisa ser estável para os preços cumprirem com sua função", afirmou o ministério em relatório
 (REUTERS/Lisi Niesner)

Sede do Banco Central Europeu: "valor monetário precisa ser estável para os preços cumprirem com sua função", afirmou o ministério em relatório (REUTERS/Lisi Niesner)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2013 às 10h11.

Berlim - O Ministério da Economia da Alemanha cobrou do Banco Central Europeu a retomada do mandato de estabilidade de preços o mais rápido possível, após a autoridade monetária ter adotado medidas extraordinárias.

"O valor monetário precisa ser estável para os preços cumprirem com sua função", afirmou o ministério em relatório anual.

"É por isso que o Banco Central Europeu tem um mandato claro: a meta fundamental da política monetária é garantir estabilidade de preços. É, portanto, crucial que o BCE retorne seu modo normal de política monetária o mais rápido possível", emendou.

O governo alemão geralmente não faz comentários sobre a política do BCE e prefere destacar a independência da autoridade monetária, apesar de o ministro da Economia, Philipp Roesler já ter cobrado, em abril, que a instituição deixe o modo de crise.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBCEEuropaPaíses ricosPreços

Mais de Economia

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF

AGU diz que decisão de Moraes sobre IOF reafirma compromisso por separação de Poderes

Motta diz que decisão de Moraes mantendo IOF sem alta está em 'sintonia com a Câmara'

Conta de luz em SP fica mais cara a partir desta sexta; impacto no IPCA deve ser de até 0,10%