Economia

Aliados chegam ao centro de Bagdá

As forças aliadas conseguiram chegar ao centro de Bagdá, a capital iraquiana. Apesar do governo do Iraque negar a presença de soldados americanos na cidade, há informações de militares e jornalistas dos Estados Unidos afirmam que o "coração" de Bagdá começa a ser tomado e pelo menos dois palácios do presidente Saddam Hussein foram invadidos. […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

As forças aliadas conseguiram chegar ao centro de Bagdá, a capital iraquiana. Apesar do governo do Iraque negar a presença de soldados americanos na cidade, há informações de militares e jornalistas dos Estados Unidos afirmam que o "coração" de Bagdá começa a ser tomado e pelo menos dois palácios do presidente Saddam Hussein foram invadidos.

De acordo com agências internacionais, mísseis caíram sobre prédios no amanhecer desta segunda-feira, enquanto tropas americanas invadiam a cidade por terra. Mais de 70 tanques e 60 veículos de combate foram usados. A resistência iraquiana, de acordo com porta-vozes militares americanos, foi moderada.

A chegada das forças aliadas ao centro de Bagdá não está sendo considerada a "batalha final". "devemos ficar calmos", disse Frank Torp, capitão do exército americano e porta-voz dos Estados Unidos no Iraque. "Há muitas batalhas duras adiante."

Os mercados financeiros do mundo, entretanto, já comemoram. As bolsas asiáticas subiram com a expectativa de um final rápido para a guerra. Ana Coréia do Sul, o pregão encerrou o dia com alta de 5%. No Japão, a alta foi de 2,18%.

No Brasil, pós sete baixas seguidas, o dólar comercial abriu nesta segunda-feira (7/4) em nova queda e caiu abaixo de 3,20 reais pela primeira vez em seis meses. A moeda americana é vendida a 3,193 reais, ou 0,93% a menos do que os 3,223 reais de sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Moretti é favorito do Planalto para ser novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Alckmin diz que EUA aliviaram tarifas de produtos com alumínio em até US$ 2,6 bilhões

Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 2,5 trilhões em impostos este ano

Prioridade do governo é negociar aumento da lista de exceções à tarifa americana, diz Alckmin