Economia

Alíquota de PIS/Pasep e Cofins a transporte municipal zerada

O projeto visa a reduzir o preço das passagens para atender às demandas sociais por transporte público mais barato e de maior qualidade


	Transporte público: redução de preço de passagens foi uma das reivindicações apresentadas nas manifestações de rua dos últimos meses em todo o país
 (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

Transporte público: redução de preço de passagens foi uma das reivindicações apresentadas nas manifestações de rua dos últimos meses em todo o país (Fernando Moraes/VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 18h18.

Brasília - O plenário do Senado aprovou hoje (21) projeto de lei que zera as alíquotas da Contribuição para os Programas de Integração Social e Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre as receitas de transportes coletivos municipais.

O projeto visa a reduzir o preço das passagens para atender às demandas sociais por transporte público mais barato e de maior qualidade.

Essa foi uma das reivindicações apresentadas nas manifestações de rua dos últimos meses em todo o país.

O projeto estende o benefício ao transporte coletivo intermunicipal, de modo a atender regiões metropolitanas regularmente constituídas. “A medida que contribui para reduzir o preço das tarifas dos meios de transporte usados pelas camadas mais pobres da população, que tendem a morar mais longe dos locais de trabalho do que as mais abastadas”, diz o senador Jorge Viana (PT-AC), em seu relatório favorável à aprovação da matéria.

Viana diz ainda, no relatório, que “a renúncia de receita estimada para 2013 e para os dois anos seguintes é da ordem de R$ 1,5 bilhão e está prevista na Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2013, bem como será considerada nas respectivas leis orçamentárias seguintes”. Como o projeto sofreu apenas emendas de redação e não alterações de mérito, ele segue para sanção presidencial.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoLegislaçãoImpostosLeãoTransporte públicoIncentivos fiscais

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis