Economia

Analistas dizem que IBC-Br confirma PIB fraco em 2012

A LCA prevê crescimento de 1% para o PIB do quatro trimestre de 2012, em termos dessazonalizados


	O Besi Brasil, por exemplo, lembrou que a alta de 1,64% do IBC-Br em 2012 foi a metade do resultado que o índice havia registrado em 2011
 (©AFP / vanderlei almeida)

O Besi Brasil, por exemplo, lembrou que a alta de 1,64% do IBC-Br em 2012 foi a metade do resultado que o índice havia registrado em 2011 (©AFP / vanderlei almeida)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 13h13.

São Paulo - A divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), nesta quarta-feira, reforçou a sensação entre analistas de que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2012, a ser anunciado no dia 1º pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será fraco.

O Besi Brasil, por exemplo, lembrou que a alta de 1,64% do IBC-Br em 2012 foi a metade do resultado que o índice havia registrado em 2011 e "reforçou a percepção de que o desempenho econômico no ano passado foi de fato deprimente". Para o banco, o PIB de 2012 deve ficar em 1%.

A previsão é a mesma da economista Mariana Hauer, do Banco ABC Brasil. Segundo ela, o IBC-Br mostra que a economia está crescendo, porém pouco, "compatível com um PIB de 1% (em 2012)". Mariana disse que ainda é cedo para falar em tendência a partir dos dados do IBC-Br. Ela lembrou que o indicador se descolou do PIB divulgado pelo IBGE durante o ano passado.

"É difícil saber se vai continuar acontecendo isso", afirmou. A economista, contudo, projeta uma retomada do crescimento, com alta de 3,3% para o PIB deste ano.

A LCA prevê crescimento de 1% para o PIB do quatro trimestre de 2012, em termos dessazonalizados. Com isso, estima o mesmo avanço porcentual para o fechamento do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Rui Costa diz que tarifaço de Trump 'inviabiliza' novas exportações para mercado americano

Economia da Argentina dá sinais de desaceleração após crescer no 1º semestre

Moretti é favorito do Planalto para ser novo presidente do Conselho de Administração da Petrobras

Alckmin diz que EUA aliviaram tarifas de produtos com alumínio em até US$ 2,6 bilhões