EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h57.
O oitavo bloco de petróleo ofertado pela ANP não obteve compradores. Com isto sobe para seis o número de áreas não transferidas para a iniciativa privada, entre as oito ofertadas até agora.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está promovendo, entre hoje e amanhã, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro, a quarta rodada de licitações de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Ao todo, serão oferecidos 54 blocos, sendo 15 em terra e 39 no mar.
Os blocos ofertados estão localizados em 18 bacias sedimentares, inclusive as de Santos, Espírito Santo e Campos, que é considerada a maior província petrolífera do país.
Segundo a ANP, 29 empresas de 15 países foram habilitadas a participar, nove das quais dos Estados Unidos, cinco do Brasil, três no Canadá e duas da Noruega. Alemanha, França, Holanda/Grã Betanha, Austrália, Taiwan, Itália, Rússia, Portugal e Espanha serão representados por uma empresa cada. A ANP informa ainda que 19 delas são empresas que já possuem concessão para exploração e produção e dez ainda não tem investimentos no país, sendo sete estreantes nas três rodadas realizadas pela ANP.