Economia

Após 5 quedas, confiança do comércio avança 0,4% em abril

Índice foi a 92,4 pontos, ante 92,0 pontos em março, resultado determinado principalmente pela melhora das expectativas em relação aos negócios

Comércio: Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,9 por cento, para 117,3 pontos (Thinkstock)

Comércio: Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,9 por cento, para 117,3 pontos (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2015 às 08h44.

São Paulo - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) interrompeu série de cinco quedas seguidas e avançou 0,4 por cento em abril na comparação com março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Com isso, o índice foi a 92,4 pontos, contra 92,0 pontos em março, resultado determinado principalmente pela melhora das expectativas em relação aos negócios nos meses seguintes.

"A diminuição do pessimismo foi, no entanto, insuficiente para alterar a tendência do indicador que mede a intenção de contratações pelo setor, que continua em queda e sinalizando diminuição de ofertas de emprego", destacou o superintendente-adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

O Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,9 por cento, para 117,3 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) registrou queda de 2,0 por cento sobre março, para 67,5 pontos, mínima histórica.

O comércio brasileiro não tem conseguido deslanchar diante da inflação e juros elevados e da perspectiva de contração econômica neste ano. Em fevereiro, as vendas varejistas recuaram 0,1 por cento sobre o mês anterior, e na comparação anual tiveram a maior queda em mais de uma década.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaNível de confiança

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025