Economia

Após PIB, Tebet diz querer 'um gesto positivo' do Copom na próxima reunião

Segundo a ministra, o resultado mostra que a inflação brasileira não é de demanda e dá a oportunidade do Executivo conversar com o BC sobre o assunto

PIB: O Produto Interno Bruto, porém, ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

PIB: O Produto Interno Bruto, porém, ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 2 de março de 2023 às 13h14.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, reforçou a pressão sobre o Banco Central para a queda de juros que o governo federal tem feito nos últimos dias ao comentar os números do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e de 2022. "Não queremos nenhuma generosidade, mas um gesto positivo a favor do Brasil na próxima reunião do Copom Comitê de Política Monetária do BC."

Segundo a ministra, o resultado mostra que a inflação brasileira não é de demanda e dá a oportunidade do Executivo conversar com o BC sobre o assunto.

"O PIB se mostrou positivo a ponto de estar em diálogo com o BC, mostrando, de novo, que a inflação não é por demanda, tivemos crescimento acima das expectativas, estamos fazendo o dever de casa", disse ela, antes do evento que vai lançar o novo Bolsa Família no Palácio do Planalto.

O Produto Interno Bruto, porém, ficou abaixo da expectativa do mercado financeiro, embora o resultado de 2022 (2,9%) tenha sido mais forte do que se esperava ao longo do ano passado.

Conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro registrou queda de 0,2% no quarto trimestre de 2022 ante o terceiro trimestre de 2022. O resultado veio abaixo da mediana (-0,1%) das estimativas dos analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde um recuo de 0,9% a uma alta de 0,4%.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroIBGESimone-Tebet

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas