Economia

Às vésperas de tarifaço, Lula sanciona lei para incentivar exportação de micro e pequenas empresas

Programa vai devolver tributos pagos ao longo da cadeia produtiva

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 28 de julho de 2025 às 06h41.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

Às vésperas das tarifas de 50% anunciadas Donald Trump sobre produtos brasileiros entrarem em vigor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá sancionar nesta segunda-feira uma lei que cria o programa Acredita Exportação, com o objetivo de incentiva as vendas externas das micro e pequenas empresas no mercado internacional vai à sanção presidencial.

O projeto foi aprovado pelo Congresso no início do mês, antes dos Estados Unidos adotarem tarifas sobre o país, previstas para entrarem em vigor na sexta-feira.

O programa do governo permite a devolução de tributos pagos ao longo da cadeia produtiva de exportação por essas empresas, incluindo as optantes pelo Simples Nacional, regime tributário que simplifica o pagamento de impostos e contribuições.

A sistemática restituirá o percentual de 3% das receitas de vendas ao exterior realizadas por micro e pequenas empresas, valor correspondente à parcela dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva. A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário.

De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do MDIC, em 2024 o universo de micro e pequenas empresas exportadoras (somando-se microempreendedores individuais – MEI, microempresas – ME e empresas de pequeno porte – EPP) representou 40%, ou seja, 11,5 mil empresas das 28,8 mil que realizaram vendas externas no período.

As exportações dessas empresas atingiram, no mesmo ano, US$ 2,6 bilhões, compondo-se, em sua maior parte, de produtos da indústria de transformação (72,3% do total das exportações realizadas por micro e pequenas empresas).

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaTarifasDonald Trump

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025