Economia

Assad aborda reconstrução da Síria com delegação econômica russa

Segundo o presidente sírio, o "retorno da estabilidade e da segurança" em várias zonas abre caminho para reativar a economia

Bashar Al-Assad: a Rússia é um dos principais aliados internacionais da Síria (SANA/Handout/Reuters)

Bashar Al-Assad: a Rússia é um dos principais aliados internacionais da Síria (SANA/Handout/Reuters)

E

EFE

Publicado em 2 de outubro de 2017 às 09h57.

Beirute - O presidente da Síria, Bashar Al-Assad, abordou nesta segunda-feira o tema da reconstrução da Síria durante uma reunião com uma delegação econômica russa, integrada por representantes do Governo e empresários.

Segundo um comunicado da Presidência síria, Assad considerou que "as vitórias do Exército Árabe Sírio, com a ajuda de Estados amigos e a apresentada pela Rússia, conseguiram o retorno da estabilidade e a segurança a várias zonas" do país árabe.

Em consequência, acrescentou o governante sírio, isto abre caminho para reativar a economia e iniciar o processo de reconstrução.

A julgamento de Assad, "é normal que participem da reconstrução da Síria os Estados que permaneceram à frente do povo sírio na guerra contra o terrorismo".

A agência de notícias oficial síria "Sana" apontou que Assad e a delegação russa, liderada pelo vice-ministro de Energia, Kirill Molodtsov, trataram sobre "as relações estratégicas" bilaterais e a importância de reforçá-las, através de um aumento da cooperação econômica e comercial, bem como dos investimentos no campo do petróleo, gás, fosfatos e transporte.

Molodtsov indicou que contribuir à reconstrução da Síria é uma das prioridades de muitas empresas russas, e insistiu na necessidade de aproveitar as grandes oportunidades neste âmbito para ajudar os interesses de ambos países e povos.

Tanto o povo russo como seus dirigentes seguirão apoiando a Síria na guerra contra os terroristas até que sejam eliminados, acrescentou.

A delegação russa se reuniu ontem em Damasco com vários responsáveis sírios, como o titular de Assuntos Exteriores, Walid Al Mualem; o de Recursos Hídricos, Nabil al Hasan; e o de Petróleo e Recursos Minerais, Ali Ganem.

A Rússia é um dos principais aliados internacionais da Síria e desde setembro de 2015 participa de uma campanha de bombardeios no país árabe em apoio ao exército sírio.

Acompanhe tudo sobre:SíriaRússiaBashar al-Assad

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis