Economia

Atividade do comércio sobe 6,3% no 1º semestre, diz Serasa

Trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre dos últimos cinco anos, acrescentou o indicador

Movimento de consumidores nas lojas do país cresceu 6,3% nos primeiros seis meses deste ano em relação a igual período de 2017 (Mario Tama/Getty Images)

Movimento de consumidores nas lojas do país cresceu 6,3% nos primeiros seis meses deste ano em relação a igual período de 2017 (Mario Tama/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de julho de 2018 às 12h53.

São Paulo - O movimento de consumidores nas lojas do país cresceu 6,3% nos primeiros seis meses deste ano em relação a igual período de 2017, informa a Indicador Serasa Experian. Trata-se do melhor resultado para um primeiro semestre dos últimos cinco anos, acrescenta.

A despeito do crescimento da atividade do comércio nos seis primeiros meses, ainda não compensou a queda acumulada registrada nos dois anos anteriores. No primeiro semestre de 2016, houve declínio de 8,3% e recuo de 1,5% no mesmo período de 2017.

Conforme os economistas da Serasa, o juro baixo e a modesta expansão do crédito ajudaram a impulsionar as vendas de bens de consumo duráveis, que foram destaque no período em relação a segmentos ligados à massa de rendimentos.

A categoria de móveis, eletroeletrônicos e informática foi a que mais cresceu (14,9%) em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, seguida pela de veículos, motos e peças (4,1%).

Em contrapartida, o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas apresentou retração de 1,9% no primeiro semestre no confronto com o mesmo período de 2017. Também houve recuo no ramo de combustíveis e lubrificantes, de 5,8%, no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, de 1,2%, e no de materiais de construção, de 6,1%.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresSerasa Experian

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis