Economia

Atividade industrial cresce em agosto, diz CNI

O índice medido pelo CNI teve alta pelo segundo mês consecutivo

Já o emprego, pelo terceiro mês seguido, ficou estável em agosto ante julho, com os ajustes sazonais (Germano Lüders/EXAME)

Já o emprego, pelo terceiro mês seguido, ficou estável em agosto ante julho, com os ajustes sazonais (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de outubro de 2011 às 12h11.

Brasília - A indústria de transformação registrou expansão de atividade em agosto, informou hoje (6) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi o segundo mês seguido de crescimento, em que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), após ajustes sazonais, registrou alta de 0,2%, passando para 82,2%. Na comparação com agosto de 2010, a UCI ficou, no entanto, 0,2 ponto percentual inferior.

A CNI informou ainda que todos os indicadores dessazonalizados mais diretamente ligados à produção cresceram em agosto ante julho. O faturamento, por exemplo, aumentou 0,3%, com a terceira alta seguida. As horas trabalhadas cresceram 0,2%, embora, em julho, tenham registrado elevação bem maior, de 1,4%.

Já o emprego, pelo terceiro mês seguido, ficou estável em agosto ante julho, com os ajustes sazonais. Em comparação com agosto de 2010, o emprego cresceu 1,5%. Em julho passado, a expansão chegou a 2,1%.

Segundo a CNI, a massa salarial real (sem os ajustes sazonais) recuou 3,3% em agosto ante julho. Na comparação com agosto de 2010, houve alta de 4,5%. O rendimento real do trabalhador industrial caiu 3,7% de julho para agosto também sem os ajustes, mas cresceu 2,9% ante agosto de 2010.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndústriaEmpregosCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE