Economia

Atividade industrial recua em fevereiro, aponta CNI

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria brasileira ficou em 82,6% em fevereiro ante 84,5% em janeiro, com ajuste


	De acordo com a CNI, a quantidade de horas trabalhadas na indústria subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, com ajuste
 (Acaua Fonseca)

De acordo com a CNI, a quantidade de horas trabalhadas na indústria subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, com ajuste (Acaua Fonseca)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2013 às 13h45.

Brasília - O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria brasileira ficou em 82,6% em fevereiro ante 84,5% em janeiro, com ajuste, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em fevereiro de 2012, o Nuci havia sido de 82,5%.

O faturamento real da indústria brasileira caiu 3,7% em fevereiro ante janeiro, no dado dessazonalizado. Em relação a fevereiro de 2012, o faturamento real subiu 0,5%.

De acordo com a CNI, a quantidade de horas trabalhadas na indústria subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro, com ajuste. O indicador caiu 0,9% em relação a fevereiro de 2012. Já o nível de emprego teve alta de 0,3% em fevereiro ante janeiro, com ajuste, e subiu 0,2% ante fevereiro de 2012.

A massa salarial real subiu 1,9% em fevereiro ante janeiro, com ajuste, e cresceu 2,8% em comparação com fevereiro de 2012. O rendimento médio real dos trabalhadores teve alta de 0,4% em fevereiro frente a janeiro, no dado dessazonalizado. Comparado com igual período do ano anterior, aumentou 2,6%.

Sem direção definida

Segundo a CNI, a queda do Nuci e do faturamento em fevereiro ante janeiro trouxeram um quadro pessimista para ao setor. "As oscilações entre queda e crescimento dos indicadores que medem a atividade industrial são sinais de que a indústria ainda não encontrou sua trajetória de crescimento", informou documento da entidade.

Ao mesmo tempo que os dados da produção recuaram, a CNI identificou uma ampliação dos rendimentos dos trabalhadores do setor. "O aumento da massa salarial foi o mais intenso em 14 meses", destacou a confederação.

Conforme a pesquisa, o rendimento dos trabalhadores subiu 0,4% em fevereiro sobre janeiro, com ajuste, e 2,6% na comparação com o mesmo mês de 2012. Já a massa salarial avançou 1,9% na comparação entre janeiro e fevereiro, dessazonalizado, e 2,6% ante fevereiro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralIndústriaCNI – Confederação Nacional da Indústria

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas