Economia

Aumenta apoio para casamento gay nos EUA

A pesquisa também registra uma maioria a favor da legalização da maconha


	O casal Eduardo Cisneros (E) e Luke Montgomery se beija em 3 de agosto em Hollywood, na Califórnia: 48% dos entrevistados por telefone disseram apoiar o casamento entre gays
 (Frederic J. Brown/AFP)

O casal Eduardo Cisneros (E) e Luke Montgomery se beija em 3 de agosto em Hollywood, na Califórnia: 48% dos entrevistados por telefone disseram apoiar o casamento entre gays (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2012 às 10h01.

Washington - O apoio ao casamento gay nos Estados Unidos está crescendo, segundo pesquisa realizada pela Quinnipiac University (Connecticut), que também registra uma maioria a favor da legalização da maconha.

Quarenta e oito por cento dos entrevistados por telefone disseram apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em alta na comparação com os 36% que responderam afirmativamente quando a pesquisa Quinnipiac foi feita em 2008.

Por outro lado, 46% se opõem, contra os 55% em 2008.

Entre os católicos brancos, o apoio alcançou 49%, apesar da forte oposição da Conferência de Episcopal católica dos Estados Unidos ao casamento entre gays ou lésbicas.

A pesquisa é publicada antes da decisão que deve tomar a Suprema Corte de Justiça, provavelmente na sexta-feira, sobre a constitucionalidade dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, que é legal em nove estados da União, mas não é reconhecido pela lei federal.

A pesquisa também indica que 51% dos americanos acham que a maconha deve ser legalizada, enquanto 44% são contrários. O apoio é maior entre os homens e a faixa etária de 18 a 29 anos.

Esta é a primeira vez que a Universidade de Quinnipiac faz esta pergunta e, dada a tendência registrada, a legalização da maconha parece apenas uma questão de tempo, segundo Peter Brown, diretor adjunto do Instituto de Pesquisas da QU.

Foram entrevistados 1.949 eleitores registrados de 28 de novembro a 3 de dezembro, com uma margem de erro de 2,2 pontos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron