Economia

Aviação brasileira tem melhor semestre da história com recorde de passageiros em 2025

No primeiro semestre do ano, mais de 61,8 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos e internacionais no Brasil

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de julho de 2025 às 16h22.

Tudo sobreAviões
Saiba mais

No primeiro semestre deste ano, mais de 61,8 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos e internacionais no país, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 22, pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O número representa um crescimento de 10% passaram pelos aeroportos brasileiros.

O destaque foi o avanço no mercado internacional, que transportou 13,8 milhões de passageiros entre janeiro e junho — uma alta de 15,3% na comparação com 2024. Já nos voos nacionais, mais de 40 milhões de passageiros embarcaram, o que representa um aumento de 8,6%.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os resultados reforçam a importância do setor para o crescimento da economia brasileira.

— Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre deste ano, vamos fechar 2025 com o melhor resultado da história. Isso significa um ganho expressivo não apenas para o nosso setor, mas para todos — disse.

O levantamento foi feito com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e mostra que todos os principais aeroportos do país registraram aumento na movimentação.

O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, liderou o crescimento: o terminal saiu de 6,5 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2024 para 8,2 milhões em 2025 — um salto de mais de 26%. Em Belo Horizonte, o aeroporto de Confins também apresentou alta expressiva de quase 15%, somando 6,2 milhões de viajantes.

O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, manteve a liderança nacional com quase 22 milhões de passageiros e alta de 8%. Já o aeroporto de Brasília, embora tenha caído uma posição no ranking dos mais movimentados, registrou seu melhor resultado desde 2019, com crescimento de 7,6% e mais de 7,5 milhões de embarques e desembarques.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoViagensAviões

Mais de Economia

Governo do Goiás cria linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço de Trump

Retaliação do Brasil ao tarifaço de Trump é automática? Entenda como é o processo

Governo deve anunciar redução do contingenciamento orçamentário nesta terça

Tarifa de Trump já ameaça R$ 890 mi em carne e mais de 2 mil contêineres de produtos brasileiros