Economia

Bankia pedirá ajuda de 19 bilhões de euros à Espanha

Este número, somado aos 4,465 bilhões de euros já injetados pelo Estado, transformará este grupo no que obteve o resgate mais caro da história financeira da Espanha

A matriz tinha avaliado sua participação na filial em 12 bilhões de euros, quando seu valor de mercado é de menos de 1,5 bilhão (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

A matriz tinha avaliado sua participação na filial em 12 bilhões de euros, quando seu valor de mercado é de menos de 1,5 bilhão (Pierre-Philippe Marcou/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2012 às 16h09.

Madri - O quarto maior grupo financeiro da Espanha, o BFA-Bankia, pedirá nesta sexta-feira uma ajuda estatal de 19 bilhões de euros para evitar sua quebra, informaram à Agência Efe fontes do mercado financeiro.

Este número, somado aos 4,465 bilhões de euros já injetados pelo Estado, transformará este grupo no que obteve o resgate mais caro da história financeira da Espanha, com mais de 23,4 bilhões de euros.

O número excede os 15 bilhões de euros que o ministro da Economia, Luis de Guindos, disse que concederia para todo o setor bancário.

Os 19 bilhões de euros serão utilizados para cumprir os requerimentos de provisões e de capital exigidos pelas duas reformas financeiras aprovadas pelo governo espanhol.

Além disso, servirão para tapar os buracos detectados na matriz do grupo, Banco Financeiro e de Ahorros (BFA), pela elevada avaliação de seu filial Bankia, que, segundo os auditores, não se ajustava à realidade.

A matriz tinha avaliado sua participação na filial em 12 bilhões de euros, quando seu valor de mercado é de menos de 1,5 bilhão. 

Acompanhe tudo sobre:BancosCrise econômicaEspanhaEuropaFinançasPiigs

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira