Economia

Batalha sobre dívida pode ser resolvida se houver boa fé

Ministro destacou que é impossível cumprir a decisão do tribunal dos Estados Unidos determinando o pagamento total a investidores que processam o país


	Pesos argentinos: Argentina está à beira de seu segundo default em 12 anos
 (Diego Giudice/Bloomberg)

Pesos argentinos: Argentina está à beira de seu segundo default em 12 anos (Diego Giudice/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 12h45.

Buenos Aires - A <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/argentina">Argentina</a></strong> destacou nesta sexta-feira que é impossível cumprir a decisão do tribunal dos <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/estados-unidos">Estados Unidos</a></strong> determinando o pagamento total a investidores que processam o país, mas defendeu que ainda é possível chegar a um acordo que impeça que o país entre em default.</p>

A Argentina está à beira de seu segundo default em 12 anos, a menos que chegue antes de 30 de julho a acordo com os credores que não aceitaram a reestruturação da dívida do país.

O juiz norte-americano Thomas Griesa determinou na terça-feira que autoridades argentinas se reúnam continuamente com os credores, que o governo chama de "abutres".

"Com a boa fé dos fundos abutres e uma atitude racional de Griesa, esse litígio pode ser resolvido", disse o chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich, a jornalistas.

Os fundos compraram títulos argentinos na baixa após o default do país em 2001 e rejeitaram os termos de acordos de reestruturação, aceitos por 92,4 por cento dos credores.

Griesa determinou em 2012 que a Argentina pague aos credores 1,33 bilhões de dólares mais juros, determinação que o país diz que não pode cumprir.

Autoridades argentinas e os credores da dívida não reestruturada devem se reunir com um mediador designado pelo tribunal, Daniel Pollack, em Nova York nesta sexta-feira.

Nesta manhã, o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, afirmou na abertura do Conselho de Administração do Banco del Sur que a determinação do juiz "é impossível de cumprir".

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaDívidas de países

Mais de Economia

As duas áreas com maior oportunidade de disrupção no Brasil, segundo fundadores dos maiores VCs

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias