Economia

BC autoriza operação plena de nova central de crédito

Sistema vai registrar as operações de crédito entre os bancos, para evitar problemas como o do Banco Panamericano

O sistema vai evitar problemas como o do Banco Panemericano (Divulgação)

O sistema vai evitar problemas como o do Banco Panemericano (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 12h19.

Brasília - O Banco Central autorizou o funcionamento pleno da nova Central de Cessões de Crédito, chamada de "C3", a partir de 30 de janeiro, próxima segunda-feira. Nesse ambiente, serão registradas as operações de crédito negociadas entre bancos, o que evita a negociação dupla de uma mesma operação - como aconteceu no Banco Panamericano. Desde agosto, o sistema operava uma autorização parcial concedida pelo BC.

"A partir de agora, a C3 fará a transferência definitiva do ativo negociado simultaneamente à liquidação financeira definitiva, trazendo, dessa forma, maior segurança às operações de cessões de crédito interbancárias", diz o BC em comunicado distribuído à imprensa.

Desde o início da operação do novo ambiente, o sistema já registrou 89 milhões de parcelas de crédito, em 168 operações que somaram valor de R$ 16 bilhões. Além disso, já estão registradas outras 706 milhões de parcelas de operações de crédito que podem ser negociadas e que somam valor total de R$ 127 bilhões.

"O desenvolvimento do sistema apresenta o potencial de reduzir o risco operacional e de aumentar a liquidez no mercado de cessões de crédito interbancário, representando, dessa forma, importante aprimoramento na estabilidade e na eficiência do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro", diz o BC em nota.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBancosFinançasMercado financeiroRegulamentação

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron