Economia

BCE lançará nova taxa de referência após falha em mudança

Criação ocorre depois que o setor bancário não conseguiu renovar instalações existentes atingidas por fraudes e diminuição da liquidez

BCE: taxas de empréstimos interbancários são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas (Eric Chan/Wikimedia Commons)

BCE: taxas de empréstimos interbancários são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas (Eric Chan/Wikimedia Commons)

R

Reuters

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 11h22.

Frankfurt - O Banco Central Europeu lançará uma nova taxa de referência overnight até 2020, afirmou nesta quinta-feira, potencialmente criando um novo índice de referência depois que o setor bancário não conseguiu renovar instalações existentes atingidas por fraudes e diminuição da liquidez.

As taxas de empréstimos interbancários, como a Euro Interbank Offered Rate (o Euribor) e seu equivalente em Londres, o Libor, são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas.

Mas a confiança nelas diminuiu à medida que as alegações de fraude e os volumes acentuadamente baixos aumentaram o espectro de distorções que podem afetar os preços dos ativos e frustrar a transmissão da política monetária do BCE para a economia real.

"Ambos os índices dependem das contribuições voluntárias de dois painéis distintos de bancos, cujos número caíram fortemente nos últimos anos", disse o BCE.

"A taxa de juros, que será produzida antes de 2020, complementará as taxas de referência já existentes produzidas pelo setor privado", disse o comunicado do BCE.

Mas o poder do BCE para substituir os índices existentes é limitado, pois só pode calcular uma taxa overnight, uma vez que as taxas de prazos mais longos podem ser interpretadas como uma postura de política monetária desejada, afirmou.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaZona do Euro

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron