Economia

Belluzzo ressalta alta dos investimentos em 10 anos

Para ex-secretário, potencial de expansão do país em médio e longo prazos indica que preços de ações de grandes empresas no Brasil estão baixos e são atraentes


	Plataforma da Petrobras: "Se eu tivesse dinheiro, compraria títulos na bolsa da Petrobras e da Vale", destacou o ex-Secretário de Política Econômica
 (André Valentim/EXAME.com)

Plataforma da Petrobras: "Se eu tivesse dinheiro, compraria títulos na bolsa da Petrobras e da Vale", destacou o ex-Secretário de Política Econômica (André Valentim/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 16h02.

São Paulo - Com base em dados enviados na terça-feira, 18, à noite pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, o ex-Secretário de Política Econômica, Luiz Gonzaga Belluzzo, destacou nesta quarta-feira, 19, que os investimentos registraram um crescimento médio de 5,7% de 2003 a 2012.

No mesmo período, segundo ele, o PIB apresentou um incremento médio de 3,6% ao ano, enquanto o consumo exibiu uma alta média de 8,6%. "Nesse horizonte de tempo, ocorreu um aumento de 28% da renda per capita no país", ponderou.

Na avaliação de Belluzzo, o potencial de expansão do país em médio e longo prazos indica que os preços de ações de grandes empresas no Brasil estão baixos e são atraentes.

"Se eu tivesse dinheiro, compraria títulos na bolsa da Petrobras e da Vale", destacou. Segundo ele, a queda do valor de mercado destas duas empresas nos últimos anos precisa ser avaliada com mais profundidade, pois é preciso ponderar que tais companhias possuem um cenário muito favorável anos adiante.

"A produção de barris de petróleo da Petrobras deve chegar a 4,2 milhões por dia em 2020. Isso é bastante. Está certo que a empresa precisaria ter um pouco mais de sangue (nas veias) para poder investir", comentou.

Em entrevista recente ao Broadcast, serviço de informações da Agência Estado, Belluzzo defendeu que é necessário uma correção da política de preços da Petrobras por parte do governo, pois isso está prejudicando o caixa da estatal e sua capacidade de atender seu programa plurianual de investimentos. Ele fez os comentários durante palestra em evento promovido pela revista Carta Capital.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoeconomia-brasileiraPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron