Economia

Bolsa de Nova York fecha perto da estabilidade

Bolsas fecharam com os principais índices em direções divergentes e muito próximos dos níveis de ontem


	Bolsa de NY: No caso dos índices Dow Jones e S&P-500, esta foi a terceira sessão consecutiva de baixas
 (thinkstock)

Bolsa de NY: No caso dos índices Dow Jones e S&P-500, esta foi a terceira sessão consecutiva de baixas (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2015 às 18h07.

Nova York - As Bolsas dos Estados Unidos fecharam com os principais índices em direções divergentes e muito próximos dos níveis de ontem.

No caso dos índices Dow Jones e S&P-500, esta foi a terceira sessão consecutiva de baixas. Traders disseram que o indicador fraco de vendas no varejo fez crescerem as preocupações quanto ao desempenho da economia dos EUA no segundo trimestre.

As vendas no varejo tiveram crescimento zero em abril, quando a expectativa dos economistas era uma expansão de 0,2% (em comparação a abril de 2014, o crescimento foi de 0,9%, o menor desde outubro de 2009); excluídas as vendas do setor automotivo, as vendas no varejo cresceram 0,1% em relação a março.

"Em essência, o informe não ofereceu evidências de que o impulso de gastos tenha se recuperado da debilidade do primeiro trimestre; e ele alimenta as preocupações crescentes de que os ventos contrários ao crescimento continuam aí", disse Millan Mulrane, estrategista da TD Securities.

O indicador de vendas no varejo levou os analistas do Goldman Sachs e do Barclays a rebaixarem suas previsões para o PIB dos EUA no segundo trimestre (o índice GDPNow, do Fed de Atlanta, que procura acompanhar o desempenho da economia em tempo real, projetava hoje um crescimento do PIB de 0,7% no segundo trimestre, de 0,8% ontem).

Entre os destaques da sessão estavam as ações da DuPont, que caíram 6,76% depois de a assembleia de acionistas da empresa rejeitar mudanças na composição de sua diretoria sugeridas pelo Trian Funds Management.

No noticiário sobre fusões e aquisições, as ações da Williams Cos. subiram 6,21% e as da Williams Partners avançaram 22,70%, depois de a primeira concordar em adquirir a segunda por US$ 33 bilhões; as da Pall Corp. subiram 4,44%, após o anúncio de que a empresa será comprada pela Danaher (+1,57%) por US$ 13,6 bilhões.

Entre as ações de empresas que divulgariam resultados depois do fechamento, os destaques foram Cisco Systems (+0,41%) e JC Penney (-1,91%).

O Dow Jones fechou em baixa de 7,74 pontos (0,04%), em 18.060,49 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 5,50 pontos (0,11%), em 4.981,69 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 0,64 ponto (0,03%), em 2.098,48 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresCâmbioComércioDólarDow JonesMoedasVarejoVendas

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron