Economia

Brasil é o 4º em vendas de veículo, mostra pesquisa

Segundo Jato Dynamics, país manteve a quarta posição mesmo com a queda de 22,9% de carros e comerciais leves em agosto


	Bandeiras em carros a venda em uma concessionária nos Estados Unidos: país ultrapassou a China e subiram para a primeira colocação no mês com crescimento de 16,8%
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Bandeiras em carros a venda em uma concessionária nos Estados Unidos: país ultrapassou a China e subiram para a primeira colocação no mês com crescimento de 16,8% (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 18h36.

São Paulo - O Brasil manteve a quarta posição entre os maiores vendedores mundiais de veículos automotores mesmo com a queda de 22,9% de carros e comerciais leves em agosto em relação ao mesmo período do ano passado. A Rússia, na mesma base de comparação, subiu uma posição e passou a ocupar a quinta colocação, apesar de ter registrado recuo de 10,4% no volume de vendas em relação a agosto de 2012, segundo a Jato Dynamics do Brasil, empresa líder no fornecimento de informações automotivas.

De acordo com a pesquisa, os EUA ultrapassam a China e subiram para a primeira colocação no mês com crescimento de 16,8% em relação ao ano passado. "Mesmo em segundo lugar, a China vem apresentando o mesmo ritmo que o rival, com um aumento nas vendas de 14,4%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, as posições se invertem no acumulado do ano. A China ultrapassou a marca de 12 milhões de carros vendidos no ano", afirmam os responsáveis pelo levantamento.

Segundo a Jato Dynamics, os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. O Japão ocupa a terceira colocação e a Alemanha agora está em sexto lugar. Ainda segundo a pesquisa, invertendo algumas posições com relação ao ranking de julho, a Índia, o Canadá e a Coreia do Sul ocuparam as sétima, oitava e nona colocações e foram um dos poucos países que registraram números crescentes em vendas, de 1,0%, 6,4% e 27,3%, respectivamente. A França caiu para o décimo lugar, mesmo apresentando recuo de 9,7% nas vendas em comparação a agosto do ano anterior.

Entre as montadoras, a Volkswagen ultrapassou a Toyota e subiu para a primeira colocação em agosto de 2013, mesmo com queda de 5% nas vendas do relativo mês. A Toyota, agora em segundo lugar, registrou baixa nas vendas de 10,3% se comparado ao mesmo período de 2012. A Hyundai aumentou suas vendas e subiu para o terceiro posto, com alta de 17,6%. Logo em seguida está a Ford, com resultado positivo de 9,2% em agosto de 2013.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosIndústriaIndústrias em geralVeículos

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira